Pais: fiquem atentos com o retorno das aulas escolares!

Todos nós sonhamos e desejamos com muito tempo antes, as férias. E quando elas chegam à sensação é que passou rápido demais, que não deu tempo para descansar, que precisava fazer mais coisas etc. Quem aqui não teve ou tem o mesmo pensamento?

Então, férias é sinônimo de descompromisso com horários, agenda e momentos que ficam livres para se divertir, em especial crianças e adolescentes. Tenho certeza de que lembra de algumas das férias que passou, na época escolar. Dos momentos que passeava com os pais, ou ia para a casa de algum parente, de fazer “nada” em casa, de acordar um pouco mais tarde e também de dormir mais tarde. São recordações memoráveis não é!

Por outro lado, quando as aulas iam começar, batia aquele friozinho na barriga, dá vontade de rever a escola, os amigos e de alguma possível mudança de amigos de sala e propriamente o retorno às aulas. Muita coisa se passa na cabecinha das crianças e adolescentes podendo gerar muita ansiedade. É onde os pais devem ficar atentos.

Os “grandinhos” já possuem mais facilidade em administrar esse sentimento, já os pequenos não. Comum eles sentirem dificuldades para dormir, alterar a alimentação, queixar de dores e até mesmo diarreias e bexiga solta. Importante observar em quais momentos isso ocorre. Geralmente esses sintomas de origem psicológica perduram por pouco tempo, aproximadamente uma semana.

Para que essa ansiedade diminua converse bastante com seu filho, lembre-o sobre o lado positivo da volta das aulas; restabeleça a rotina aos poucos, vá inserindo as atividades que normalmente faz em casa e fora dela; vá retornando com os horários para que não sinta dificuldades; converse sobre a rotina escolar e sobre prováveis mudanças.

Mas o principal mesmo é estar atento aos sentimentos da criança, sobre a afetividade com os professores e auxiliares. Toda mudança de rotina é complicada até para nós adultos imagine para as crianças!

Agora, só podemos torcer para que tudo ocorra bem. Volta às aulas também significa modificação na vida dos pais e de toda a família. Cabe aos adultos administrar essas situações, que são comuns, mas muito importante para nossos filhos.

Que tal colocar essas dicas em prática que coloquei acima  e fazer da volta às aulas um momento ainda mais agradável para as crianças e adolescentes?

Fonte: https://www.sponte.com.br/

4 thoughts on “Pais: fiquem atentos com o retorno das aulas escolares!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *