Enfim férias!

 

As férias de julho funcionam como um respiro, uma pequena pausa no ano letivo, a fim de que docentes e estudantes recarreguem as suas energias e  finalizar o ano letivo.

Porém, o que para muitos esse é um momento muito aguardado e de grande alegria, para outros, as férias podem ser um grande desafio. Isso porque, para muitas famílias, as férias não coincidem com as dos seus filhos. Por esse motivo, muitos pais acabam pedindo socorro à familiares, amigos ou parceiros para vencer  o desafio que é ter a criança dentro de casa e ter que promover atividades que ocupem o tempo delas.

Vale ressaltar é que, como disse na matéria da semana passada, a família deve estar atenta que nessa época as crianças podem estar mais vulneráveis ao excesso de tela. Esse contato demasiado com a tecnologia, além de não ser saudável, pode ser perigoso, tendo em vista o tipo de conteúdo que a criança poderá acessar,  distante da supervisão de um adulto.

Diante disso, deixarei abaixo algumas sugestões que poderão auxiliar as famílias nesse período de férias. Que tal colocar algumas dicas dessas em prática?

  • Se os pais ou responsáveis não estão de férias junto com os filhos, vale a pena procurar em sua cidade locais que organizam Colônias de férias. A Colônia de férias é uma alternativa muito interessante, pois se bem planejadas oportuniza aos pequenos viver momentos intencionais, de lazer, aprendizagem e acima de tudo, bem diversificados e supervisionados. Essa opção além de divertida promove aprendizagem e interação.

 

  • Aproveite esses dias para interagir com seu filho em casa. Criem memórias afetivas! Cozinhem juntos, leiam, assistam filmes, brinquem, durmam na sala, acampem dentro e fora de casa, caminhem pelo bairro, enfim, aproveitem para fazer atividades juntos, que na correria do dia a dia, muitas vezes não é possível.

 

  • Construa com as crianças uma agenda de férias, com atividades de lazer e atividades domésticas. Planejem organizar os espaços da casa como: o guarda-roupa, a caixa de brinquedos, o baú de livros. Separem objetos que podem ser doados e procure uma instituição para levá-los. Certamente essa será uma experiência e tanto para toda a família.

 

  • Ensine algo novo ao seu filho. Talvez ele ainda não saiba andar de bicicleta, patins ou fazer alguma atividade doméstica, ou algum artesanato, ou cozinhar, ou tocar algum instrumento. Enfim, aproveite esse tempo para ampliar o repertório de conhecimento do seu filho.

 

  • Visite os parques, praças, bibliotecas e clubes da cidade. Geralmente nessa época do ano esses lugares estão cheios de atividades para fazer.

 

  • Convide outras famílias para um dia de lazer juntos. Faça um piquenique, uma caminhada, esse pode ser um momento para que as famílias de coleguinhas da escola podem utilizar para se conhecerem melhor e afinar as relações.

 

  • Incentive a leitura! Visitem livrarias! Durante as férias as livrarias organizam contações de história e espaços para receber as crianças. Essa iniciativa além de aproximar a família ajudará a desenvolver habilidades cognitivas importantes nas crianças e adultos.

 

Assim, com essas sugestões crianças e adultos poderão se divertir muito e o melhor, gastando pouco. Não perca essa oportunidade de se aproximar do seu filho e fazer dessas pequenas férias, grandes momentos.

 

Você sabia que em Uberlândia existem 9 parques municipais com ótima infraestrutura de lazer e aberta à toda população?

Os parques são esses:

 

– Parque do Sabiá;

– Parque Municipal Victório Siquierolli;

– Parque Luizote de Freitas ou Parque da Represa;

– Parque Santa Luzia;

– Parque Gávea;

– Parque Linear Rio Uberabinha;

– Parque Longevidade;

– Parque Linear Córrego do Óleo;

– Parque Linear do Lagoinha;

 

Fonte: g1.globo.com

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *