Evento acontece até o dia 18/05 com extensa programação
A abertura da Jornada Jurídica aconteceu na noite de ontem (15) no auditório da Faculdade Anhanguera. O evento marca as comemorações dos 20 anos de fundação do curso de Direito e celebra ainda outra importante conquista: o alcance do maior conceito de excelência educacional pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Anhanguera Uberlândia agora é nota máxima!
Ao longo de quatro dias – de 15 a 18 de maio –, a Jornada Jurídica está abordando oito eixos de estudo, entre eles: Direito Digital, Agronegócio, Segurança Pública, Proteção Ambiental, Defesa da Criança, Liberdade de Expressão, Direitos Humanos e Marketing Jurídico. Destacando a importância da relação entre o Direito e a Tecnologia, apresentando as tendências atuais do mercado e promovendo o desenvolvimento de carreiras inovadoras.
Para tanto, a organização propôs debates e palestras entre juristas de destaque no Brasil e no mundo, com participação efetiva do público em busca de promover uma troca de experiências e networking. De acordo com o Diretor Geral da Instituição, Gustavo Amoroso, o evento está trazendo renomados convidados, para tratar temáticas que estão em constante evolução e são fundamentais para que os alunos encontrem sua melhor versão e estejam atualizados sobre as principais tendências. “A semana visa atender as necessidades do mercado e oferecer informações e subsídios para os alunos, além de tratar o interesse e a responsabilidade social e ambiental, uma das bandeiras da Anhanguera”, contou.
A coordenadora do curso de Direito, Juliana Mendonça de Melo Franco conta que inicialmente a Jornada foi pensada para atender os alunos, mas devido a riqueza dos temas ela extrapolou os muros da faculdade. “Uma instituição de ensino superior tem justamente essa função de capacitar as pessoas que vão atuar no mercado de trabalho, além de trazer à tona temas tão relevantes para a sociedade de toda região, aproximando a academia do mercado de trabalho”, disse.
Direito Digital uma nova realidade
O primeiro dia de palestras da Jornada Jurídica abordou o tema “Direito Digital uma nova realidade” e trouxe a Uberlândia o advogado especialista em Cibercrimes e Direito Digital pelo Ibmec-SP e professor da matéria no MBA de Inteligência e Negócios Digitais da Fundação Getúlio Vargas, Luiz Augusto D’urso, oportunidade em que ele falou sobre cibercrimes e os dados pessoais.
Segundo ele, o Direito Digital é a grande novidade do Direito por que quase tudo migra para internet e sem dúvida os problemas e os crimes também, assim qualquer relação jurídica ou violação de regras na internet está sujeita ao Direito Digital. “O ramo do jurídico que tutela o mundo virtual é uma área de grande expansão com grandes demandas”, comentou D’Urso.
A palestra é uma oportunidade para os estudantes entenderem o mundo da tecnologia e da inteligência artificial, sabendo que poderão trabalhar em uma área que impacta em todas as demais especialidades do Direito, suprindo as expectativas das empresas e das pessoas físicas que lamentavelmente são vítimas desses cibercriminosos. “É um privilégio ter a oportunidade de repassar conhecimento e falar com esses alunos da Anhanguera de Uberlândia em uma data comemorativa tão especial”, destacou.
A segunda palestra da noite, trouxe o tema “Inteligência Artificial no Judiciário” e foi ministrada pela mestranda em Compliance pela AMBRA University e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Viviane Ramone Tavares.
Ela comentou que a inteligência artificial está inserida em todos os setores: no judiciário, recursos humanos, segurança pública, saúde, educação, e a tendencia é que ocupe cada vez mais lugares. “A tecnologia é fundamental para auxiliar a otimização do trabalho, sendo uma excelente ferramenta para a celeridade dos processos” destacou.
Ramone aproveitou a oportunidade para agradecer o convite e parabenizar a organização da jornada pelos temas diversos e palestrantes que, segundo ela, vão proporcionar que os alunos saiam muito mais capacitados e preparados, sendo inserindo no mercado de trabalho de modo diferenciado.
Confira a programação
16/05 – Terça-feira
19h – Liberdade de expressão no estado democrático de direito
Mediação: Prof. Priscila Guimarães F. Gobbato
» Prof. Eduardo Santos | UEMG
Liberdade de expressão no Estado Democrático de Direito
» Dr. José Eduardo Batista | OAB/Uberlândia
Direitos e garantias fundamentais no ambiente digital
17/05 – Quarta-feira
8h – Lei Henry Borel e a defesa da criança
Mediação: Prof. Fabiana A. Ferreira Lima
» Leniel Borel | Pai de Henry Borel
Fala especial do pai de Henry Borel: “A luta por justiça e a nova Lei”
Debate especial com:
» Dr. Epaminondas da Costa
Promotor de Justiça
» Dr. Artur Ferreira de Castro
Defensor Público
» Deivid Tiago Palmezoni
Conselho Tutelar
19h – Agronegócio e direito: tecnologia e segurança jurídica
Mediação: Prof. Me. Juliana Mendonça de Melo Franco Rocha
» Thiago Bianchi Silveira | Sindicato Rural de Uberlândia
Presidente do Sindicato Rural de Uberlândia
» Dr. Marcus Reis | Reis Advogados
Vice-presidente da Comissão Especial de Direito Agrário da OAB Nacional
18/05 – Quinta-feira
8h – Marketing jurídico: limites éticos e as melhores práticas
Mediação: Prof. Laura Borges Ricardo
» Thiago Barbosa | TED
A publicidade na advocacia: “Provimento 205/2021 da OAB”
» Dr. Reginaldo José do Prado | TED
O Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Minas Gerais
» Daniel Fornaziero | Marketing Jurídico
O que todo advogado precisa saber sobre Marketing Jurídico
19h – Segurança pública e o combate à corrupção
Mediação: Prof. Me. Juliana Mendonça de Melo Franco Rocha
» Coronel Fernando Marcos dos Reis | Polícia Militar
Comando da 9ª RPM/PMMG
» Dr. Marcus Vinícius Ribeiro Cunha | Ministério Público
GAECO/MPMG
» Delegado Daniel Azevedo Batista | Polícia Civil
Polícia Civil de Minas Gerais
Apresentação especial: Banda da Polícia Militar de Uberlândia