Um feriado religioso e uma das principais datas para os cristãos. A sexta-feira Santa ou sexta-feira da paixão é uma data de extrema importância e simbologia, pois representa o dia em que Jesus foi crucificado.
Conforme as narrativas, Jesus, filho de Deus foi condenado injustamente e crucificado publicamente por autoridades romanas juntamente a outros dois criminosos. Esse dia que antecede ao domingo de páscoa representa a morte de Jesus que aconteceu como um sacrifício para a redenção dos pecados dos homens e a salvação da humanidade.
Por esta história contada na bíblia, esta data é vista como um momento de reflexão dos homens, arrependimento e renovação da fé cristã. É uma oportunidade de refletir sobre os ensinamentos de Jesus e seus exemplos de amor, compaixão, humildade, obediência e sacrifício em favor do próximo.
Neste dia as práticas religiosas se voltam para as missas, vigílias de oração, jejuns (principalmente a carne vermelha). Nas igrejas católicas também são comuns as procissões e cerimônias conhecida como Celebração de Cristo que ocorrem às 15H. Já nas igrejas evangélicas, acontecem os cultos e a Santa Ceia, uma recordação a última ceia que Jesus fez com seus discípulos antes de morrer. São muitas as celebrações neste dia e não se limitam as citadas acima.
Conforme registros, naquele dia Jesus foi crucificado, morreu e ressuscitou ao terceiro dia, vencendo a morte. Este terceiro dia, é o domingo de Páscoa. Dia que Jesus ressuscitou, por isso dizem “Jesus Viveu”. Essa data significa vida nova, esperanças que se renovam, o “novo” que chegou. O coelho, o animal que representa a páscoa simboliza vitalidade, fecundidade.
Independente da religião, para quem tem fé, a data de hoje é um convite a prosperidade, a mudança de pensamentos, de conexão com o ser interior a fim de entender mais sobre o universo, as relações e no que podemos ser melhores.
A vida é um movimento e a mudança é inerente a ela. Nada permanece igual ao longo do tempo e por isso estes momentos são muito importantes para que possamos refletir e mudar, transformado-nos em nossa melhor versão.
Podemos sim, ser sempre melhores e praticarmos o melhor para o próximo e para nós mesmos.
Mude, por você e para o mundo!
É um momento extremamente importante para todos nós cristãos. Obrigado pelo artigo
Sim, um momento de reflexão e mudanças!
Uma explicação importante para todos que seguem a revista. Parabéns por suas matérias. Gosto muito
Obrigada pela leitura semanal.