Os alimentos possuem ação sobre nosso humor, memória, fornecem nutrientes e energia para atividades do dia a dia. Contêm substâncias que atuam estimulando neurotransmissores, responsáveis por conduzir a transmissão nervosa de um neurônio ao outro, entre eles destacam-se a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. A serotonina é a responsável pela sensação de bem estar, otimismo, prazer.
A banana é fonte de vitamina B e triptofano, que agem na produção da serotonina neurotransmissor relacionado ao bem-estar.
Invista na laranja, fonte de Vitamina C, que é uma grande aliada no combate ao estresse, pois além de combater radicais livres, ainda regula o cortisol e ativa o funcionamento da glândula adrenal.
Selênio pode ajudar provocando sensação de relaxamento, então, comer castanhas e amêndoas são boas opções para quem está ansioso.
Glicose e triptofano é uma combinação que provoca bem-estar, por isso é comum a indicação de chocolate (70% ou mais de cacau) para pessoas que passam por uma fase de muito desânimo, como na depressão.
Mas é importante se atentar à quantidade, nada em exagero é bom!
Foto:Interessante Saber
Alface também é um ótimo alimento para saúde mental, possui lactucina em seu talo, que tem efeito calmante, e o lítio presente no miolo atua no controle da depressão e ansiedade.Se estiver estressado evite cafeína e açúcar, pois são energéticos e agravam o quadro.
Alimentos processados e adoçados com aditivos artificiais, além de terem pouco ou nenhum valor nutritivo, também podem influenciar no estresse.
Além disso, é fundamental cuidar da saúde do intestino como um todo, já que ele não só absorve os nutrientes como também influencia em nossa saúde mental. Misturar aveia, pera e maçã com iogurte, por exemplo, podem ajudar na manutenção da saúde do intestino, já que são alimentos probióticos e com fibras solúveis.
Não há segredo ou receita mágica, reeducação alimentar nos faz ressignificar nossa relação com a comida e, ingerindo os nutrientes que nosso corpo precisa, aliada à prática de exercício físico e o cuidado com a sua energia é que proporcionam mais saúde e qualidade de vida.Além das vitaminas e dos minerais, as refeições diárias podem conter substâncias do bem, ou melhor, que estimulam o bom humor.
Uma série de nutrientes pode alterar a produção de neurotransmissores por conter substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro, como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. Todas elas contribuem para melhorar o humor e aumentar o bem-estar.
Maria Angélica Tillmann
Nutricionista CRN/MG8696
Centro Clínico UMC