Aprenda A Montar As Refeições De Seu Filho

Na infância a alimentação saudável consiste em inserir e manter os grupos de alimentos, apresentados na pirâmide alimentar, dentro dos hábitos alimentares diários das crianças de forma organizada e consciente, uma vez que os pequenos precisam ter um desenvolvimento adequado e sem complicações na saúde.

Para isso, é preciso evitar alimentos com alto teor de açúcar, gordura e sal, inclusive essa dica é imprescindível para as crianças menores de 5 anos que precisam abolir o sal e o açúcar da composição das refeições. A partir dessa idade, esses elementos podem ser introduzidos aos poucos e em baixas quantidades, pois até eles auxiliarão no funcionamento adequado do corpo e no desenvolvimento de seu filho.

Outra dica é evitar gorduras e óleos na infância, podendo substituí-los por azeite e o óleo de girassol, por exemplo, no preparo dos alimentos.

Foto:Tua Saúde

Seguindo os grupos que devem ser eliminados do consumo, os alimentos processados passam por diversas modificações até estarem prontos para consumo, além de não conterem nutrientes essenciais, assim, evite ao máximo apresentá-los às crianças.

Dê ao seu filho carnes magras e peixes para enriquecer a dieta proteica, sendo possível optar por alimentos sem carne, como feijão e ovos. Os produtos lácteos, como leite e iogurtes, também precisam ser consumidos para que auxiliem na adição de cálcio no organismo, o que acaba beneficiando a saúde dos dentes.

Não deixe de incluir pelo menos quatro porções de cereais por dia, como os integrais, e também carboidratos, como batatas, arroz e macarrão, que estão na base da pirâmide alimentar. Com eles, entram as frutas e os vegetais, que podem ser servidos em 5 porções diárias, priorizando os vegetais e as saladas.

Para finalizar, não se esqueça da hidratação! Indicamos que seja consumido pelo menos 5 copos de água por dia, podendo aumentar nos dias mais quentes. Não substitua nunca a água por sucos ou chás, para uma hidratação adequada não podemos substituir o líquido.

Importante ressaltar a presença dos filhos com você até o supermercado assim eles vão se interagindo sobre os alimentos.

Nunca faça chantagem ou troca para que sua criança coma.

Os alimentos coloridos com a variedades de verduras e frutas aproximam mais as crianças.

Depois da introdução alimentar, você precisa ter esses cuidados com a alimentação infantil e seguir essa rotina para seu filho crescer saudável e forte! Agora que você conhece um pouco mais sobre a alimentação saudável na infância comece logo e coloque em prática.

Maria Angélica Tillmann

Nutricionista CRN/MG8696

Centro Clínico UMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *