A autoafirmação é uma defesa da própria identidade, refere-se a tentativas ou fatos de se afirmar, impor à aceitação do meio. Em poucas palavras é um tipo de declaração específica e geralmente positiva proferida ou escrita na tentativa de mudar uma a opinião ou crença negativa sobre nós.
Quem nunca ouviu outras pessoas dizerem sobre si mesmas coisas que não são tão reais? Dizer coisas sobre alguém com intuito de valorizar a pessoa? Ou que quando estamos numa conversa, alguém diz “ Mas eu sou assim….”. As autoafirmações são palavras poderosas e positivas que tem como objetivo direcionar a mente da outra pessoa de forma consciente e subconsciente.
Sabemos que quando as palavras são faladas com convicção, elas convencem, alteram os pensamentos, emoções, crenças e comportamentos de qualquer pessoa e grupo.
As palavras tem poder. Você já deve ter escutado esta expressão! Então, quando uma pessoa se comunica com outra, as palavras influenciam, transformam o estado interior em níveis cada vez mais profundos. É através das palavras que conseguimos programar e reprogramar a mente das pessoas.
Mas a pergunta que fica é: mas pra que as pessoas usam a autoafirmação com frequência? Quem trabalha na área de comportamento relata que o excesso de autoafirmações pode ser o resultado de que a pessoa deseja esconder a insegurança ou então pelo desejo de fazer parte de um grupo.
Sim, este tipo de comportamento demonstra o quando a pessoa precisa disfarçar a insegurança e a baixa autoestima, resultado de um complexo de inferioridade.
A outra explicação é sobre o desejo de fazer parte de um grupo. Pode ser no lado pessoal ou profissional. Isso é muito comum. A pessoa age da maneira mais conveniente, demonstrando características específicas que são valorosos para aquele determinado grupo.
Neste caso, a pessoa cria uma persona de si para encaixar naquele contexto que deseja inserir. Muitos ainda buscam se autoafirmar mediante a itens físicos como carro do ano, aparelhos eletrônicos, roupas e sapatos de marca. Quem nunca viu pessoas que não tem tal condição se apresentar com ostentação?
Sim, o excesso de autoafirmação é um problema. Uma pessoa que a todo tempo fica buscando se valorizar reforçando suas qualidades se torna inconveniente. Perde-se o limite. Com isso, as outras pessoas vão deixando-a em isolamento. E ainda, a pessoa vai acreditando tanto nas mentiras que faz a vida se tornar fútil e sem a realidade devida de sua situação e características. Isso reflete no seu futuro, pois, o indivíduo não se dedica a sua verdadeira condição e deixa de fazer algo que seja positivo e próspero para si mesma.
Gostou do texto? Diz pra mim aqui nos comentários!
Perfeito suas colocações!!!
Vou ler reler,ler novamente para não cair em nenhuma dessas armadilhas da vida!!!