Terceira idade e o mercado de trabalho

Você já parou para pensar em como será sua vida quando chegar a terceira idade? Como é a vida de quem está nesta fase? As mudanças nos últimos anos foram muitas no que compete a vida dos idosos que atualmente estão ativos e muito presentes no mercado de trabalho.

O aumento da expectativa de vida, o cuidado com a longevidade que está cada dia mais precoce, possibilita que as pessoas envelheçam com saúde e disposição necessária para dar seguimento a rotina, aos planos profissionais estendendo sua participação no mercado.

Antigamente a espera pela aposentadoria era estimulante. Sonhava-se que quando chegasse o momento seria para descanso, passeios, quietude e repouso. Hoje isso não é compatível com a atualidade.

Tornou-se comum encontrar idosos em quase todo os tipos de trabalho em especial aqueles que demandam experiências, sabedoria e atendimento. Quem é que não se sente confortável e bem recebido em um estabelecimento que um senhor ou senhora te recebe com carisma e educação? Quem não se satisfaz com uma informação repassada por um idoso em uma empresa? Ou uma informação transmitida por um idoso através de uma ligação?

Sim, eles transmitem confiança e segurança. São comprometidos, colaboradores e disponíveis.  Por estes e outros motivos cada dia mais as empresas estão investindo neste tipo de contratação.

Mas a pergunta que intriga é: por qual motivo os idosos desejam permanecer ou voltar ao trabalho? Os motivos são vários: primeiro porque na maioria dos casos permanecer em casa, sem atividades, ociosos, sem produtividade acabam criando problemas para si mesmos e desenvolvendo transtornos psicológicos como ansiedade ou depressão. Estes são os mais comuns.

Por outro lado, o baixo valor da aposentadoria requer que busquem um complemento da renda familiar e as vezes podem até contribuir no sustento dos filhos, netos e parentes.

Permaneceram no trabalho também gera satisfação, mantém o vínculo de relacionamentos e amizades, se sentem valorizados, com isso a autoestima aumenta e o nível de felicidade também.  Estendem o gosto pelo trabalho ao longo da vida e sentem extremamente úteis e necessários na vida do outro.

Enfim, a inclusão da terceira idade no mercado de trabalho é uma tendência de sucesso. As empresas já perceberam que diante de tantos pontos positivos, encontrar pessoas com este perfil tende ser muito enriquecedor para a empresa. Com isso ambas as partes ganham!

Bem vindos ao mundo moderno, onde tudo e todos se encaixam!

Fonte: https://itatiba.portaldacidade.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *