Esse termo não é muito conhecido, mas seu conceito sim. Trata-se de pessoas que pensam de forma contínua e insistente sobre determinados assuntos, situações e coisas, geralmente pessimistas. Este ato de pensar em excesso se torna um fluxo vicioso, chegando ao ponto de estagnar a pessoa, paralisando-a com sentimentos de medo, de fracasso, de dúvida sem que a mesma consiga sair do lugar.
Vale ressaltar que não se trata de uma simples preocupação, coisas de rotina. Muitas vezes a pessoa nem percebe que essas inquietações, às vezes sem sentido, se tornaram constantes e não reconhecem que isso se tornou um problema.
A vida moderna, a velocidade das informações e o volume de pensamentos propiciaram ao homem esse tipo de pensamentos que são persistentes, causam angústia, nervosismo e a pessoa tende a se tornar agitada, ansiosa e estressada.
Se você convive com pensamentos que causam essa angústia, desconforto, que são persistentes, parecem nunca acabar, provavelmente pode estar sob efeitos do overthinking.
A boa notícia é que existe maneiras de lidar com essa limitação obsessiva. O indivíduo, precisa aprender a controlar seus pensamentos negativos. Dessa maneira conseguirá impedir que estes sintomas psicológicos se transformem em doenças graves.
Mas como? O primeiro passo é compreender que nem tudo está sob seu controle e que muitas coisas acontecerão sem que você permita ou escolha.
O que resolve problemas mesmo são as atitudes e não os pensamentos. Por isso, ESCOLHA ter bons pensamentos. Sempre que aquelas ideias surgirem, tome uma atitude e altere os pensamentos. Compreenda que o vazio também faz parte da vida e que em algumas situações ele surgirá.
Racionalize os fatos e acontecimentos. Uma maneira de ver “com outros olhos” é colocar as informações no papel avaliando as chances de as coisas darem certo ou errado. A ideia é que visualize a vida, as situações e os problemas sem aumentar os fatos. Ver como de fato são e existem. Ser realista.
Distancie-se das coisas e das situações que te causam desconforto e inquietude. É essencial ter uma visão mais tranquila e com menos influência para que não tenha projeções errôneas. Esta é uma maneira de se ter clareza.
Enfim, identifique nestas dicas acima o que mais surtirá efeitos positivos para que você tenha controle sobre si mesmo (a) e sobre as situações em que vive. Caso perceba que sozinho não consiga, procure uma ajuda profissional. Um coach pode ser uma boa escolha!
👊👊👊👊👊👊