Os conceitos de alimentação saudável e dieta alimentar parecem semelhantes, mas estão separados por uma linha tênue.Mas é importante termos o equilíbrio escolhendo um cardápio mais nutritivo.
A dieta é voltada para regimes especiais, como diminuir o impacto de certas doenças: pressão alta, intolerância ao glúten ou à lactose e diabetes, por exemplo. Trata-se de uma mudança nos hábitos alimentares, que ensina o modo de comer bem de acordo com as necessidades do seu corpo. Por outro lado, sem acompanhamento de um profissional, dietas podem ser extremas e prejudicar bastante o seu corpo, levando a sérios problemas, como distúrbios alimentares.
Para uma dieta saudável, a melhor opção são alimentos com baixo teor calórico e rico em fibras, como:
- Temperos naturais: vinagre, alecrim, orégano,salsa, cebolinha.
- Frutas com baixo teor calórico: abacaxi, maçã, kiwi, melancia, laranja.
- Hortaliças e legumes: abobrinha, tomate, alface, repolho, brócolis, pepino.
Lembrando que tudo vai depender das necessidades do seu organismo, qual objetivo do tratamento.Uma dieta balanceada deve conter a quantidade de alimentos correta para garantir as necessidades nutricionais avaliando como já dito se o paciente tem alguma patologia ou restrição.
Foto:Growth
Agora ter uma alimentação saudável não está totalmente ligada em seguir uma dieta, mas sim em encontrar o equilíbrio da sua maneira de comer. Aqui não existe nenhuma restrição, porém é importante evitar o consumo excessivo de alimentos muito gordurosos ou açucarados que, com o tempo acabam prejudicando a sua saúde. A dica é sempre preferir ingredientes naturais e frescos.
Diferente da dieta, que é baseada em resultados a alimentação saudável tem como princípio a reeducação dos nossos hábitos. Atingir uma alimentação saudável parte de um processo mais complexo do que simplesmente fixar uma data de início e fim de dieta.A conscientização sobre o que se ingere é primordial para uma alimentação saudável que perdure, entender o seu corpo, suas necessidades e os seus limites é a chave de sucesso para reeducar o seu paladar e sua rotina alimentar de forma gradual e constante.
Os benefícios da alimentação saudável
- Alimentos que aumentam o sistema imunológico;
- Alimentos importantes para o funcionamento cerebral;
- Diminuição e manutenção do peso;
- Aumento da disposição;
- Melhora do humor;
- Prevenção de doenças;
- Fortalecimento dos ossos;
- Regulação do organismo.
Não se trata de restrição, mas de conscientização se você tem tendência a comer em excesso quando está nervoso ou ansioso e sabe disso, é mais fácil controlar o impulso ou fazer uma troca saudável.
Na alimentação saudável invertemos a lógica: nós estamos no controle da alimentação ao invés de sermos controlados por ela como acontece nas dietas restritivas e nas situações de compulsão alimentar.
O acompanhamento profissional é imprescindível para ajustar a sua alimentação de acordo com suas necessidades, além de ser um apoio para a jornada de reeducar seus hábitos. Não o deixe de lado!
Maria Angélica Tillmann- Nutricionista CRN/MG8696
Centro CIínico UMC