VOLTA ÀS AULAS: O QUE FAZER COM AS CRIANÇAS COM DIFICULDADES PARA ACORDAR?

O retorno às aulas significa retorno a rotina. Isso inclui cumprimento dos horários, das atividades e claro, crianças acordando cedo. A alteração de horários ao acordar com certeza gera um certo desconforto para os pais, que ora tentam acordá-los e o filho não quer ou demora a se levantar gerando atrasos e estresses diários.

É necessário entendermos que para algumas pessoas o fato de ter que acordar mais cedo é um sacrifício, já para outros não, é algo natural. A necessidade do sono varia de pessoa para pessoa e por este motivo é importante identificar isso em sua criança.

É importante que durmam a quantidade necessária para que não tenham consequências no desenvolvimento, no comportamento e nos processos de aprendizagem. Sabe-se que é durante o sono que produzem o hormônio do crescimento e na última fase da noite, do sono REM que o cérebro fixa as memórias e aprendizados. Assim, percebemos a importância de uma noite bem dormida.

Fonte: https://br.depositphotos.com/

Uma semana ou alguns dias antes de iniciar as aulas devemos ir ajustando e readaptando os horários no período da noite, para que a criança deite mais cedo e assim durma mais cedo. Nada de flexibilidade como a família tiveram no período das férias. Defina o horário que os pequenos devam ir para a cama.

Comece também a antecipar a hora de levantar, cada dia alguns minutos a mais e nos finais de semana, tente também manter este hábito se for possível.

O horário dos adultos e a rotina da casa também pesam na rotina dos filhos. Fique atenta (o) com a rotina noturna da casa para que não influencie neste comportamento. Criança pensa assim “se meu pai faz eu também posso fazer”.

Respeite o horário de sono da criança e a rotina que a família se propôs a cumprir. É indispensável baixar o ritmo da casa para criar um ambiente propício para seu filho descansar e adormecer.

Reduza o uso de eletrônicos. Evite deixar as crianças frente as telas pelo menos uma hora antes de dormir. Televisão, computador, celular influenciam no tempo que irão demorar para dormir e na qualidade do sono.

Outra dica é regular a alimentação. Organize os intervalos entre as pequenas e grandes refeições, a quantidade e o cardápio para que não fique tarde e o alimento escolhido não pese dificultando o momento de dormir ou ir para a escola para quem estuda a tarde.

Fique atento ao comportamento das crianças ao acordar. Se estiveram com alta irritabilidade, sono pouco reparador será preciso rever novamente as ações.

O mais importante é recarregar a dose de paciência, sem questionamento, sem briga e desentendimentos. Muito diálogo e compreensão é fundamental para este processo de transição e readequação que seu filho se encontra. Acolha seu filho com carinho e respeito. O amor é sempre a solução para tudo!!

 

Fonte: https://br.depositphotos.com/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *