- O prefeito Odelmo Leão assinou no dia 19 de janeiro, ordem de serviço para a construção da represa do Camaru. A obra, estruturada dentro do programa Buriti Cidade, vai auxiliar na melhoria da drenagem pluvial e integra as diversas ações que o município tem adotado para minimizar os impactos das chuvas e da impermeabilização de solo que afetam diretamente a avenida Rondon Pacheco.
O novo reservatório será instalado no bairro Pampulha, na extensão do Córrego Lagoinha, e contará com uma área total de 18 mil metros quadrados (m²). Com capacidade de até 53 mil metros cúbicos (m³), a represa terá, aproximadamente, 5 m de altura. Outra novidade será a construção de uma galeria ligando a barragem à sequência do Córrego, onde serão utilizados 3,2 mil m³ de concreto. O canal, de 400 m de extensão, servirá para escoar o excesso de água represada.
Com início previsto para os próximos dias, as melhorias atenderão aos termos estabelecidos no contrato firmado entre Prefeitura e Consórcio CP – Córrego Lagoinha, composto pelas empresas licitadas Construtora Corte Ltda. e Poros Construtora. Toda a supervisão dos trabalhos será feita por profissionais da Secretaria Municipal de Obras.
Estimado para ser concluído em 18 meses, a partir do pontapé inicial da obra, o investimento está orçado em R$ 14 milhões. O recurso é oriundo de repasse da mineradora Vale, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) alinhado junto ao Governo do Estado, devido ao rompimento da barragem de Brumadinho.