Por que as férias são tão importantes para a nossa saúde mental

Ainda aproveitando o mote “Janeiro Branco”, hoje quero falar da importância sobre as férias, sobre as pausas, para a nossa saúde mental.

Eu também estou de férias, mas me adiantei e escrevi os posts mais recentes ainda em Dezembro, e deixei programado e agendado na plataforma de edição, para poder desligar completamente do trabalho durantes os meus dias de descanso.

Afinal, férias é pra isso mesmo: desconectar. Tirar um tempo pra si, para o ócio.

Imagem: InforCia

Trabalhar faz parte da nossa vida. Mas as pausas são necessárias, para que a gente possa sair da rotina, dormir até mais tarde, ou dormir até a hora que acordar, sem culpa, não ter que se preocupar com horários, com compromissos, com o estresse do dia a dia.

Para algumas pessoas pode ser difícil desconectar e relaxar. Algumas pessoas mais ansiosas ou com perfil de personalidade obsessivo compulsiva, pessoas mais rígidas, podem ter problemas ao tentar curtir as férias. Mas isso é assunto para outro post.

Por ora, vamos focar nos benefícios das férias: diminuição dos níveis de estresse, momentos de lazer com quem gostamos, ler aquele livro que ficou na fila por conta dos compromissos, encontrar novas pessoas, encontrar pessoas que não vimos há tempos, tempo para os filhos, para a família, assistir aquela série que não dá tempo de assistir porque tem que dormir cedo, descobrir novos hobbies e novos prazeres, viajar e conhecer lugares e pessoas, e curtir o ócio, ahhhh o ócio. O tal ócio criativo citado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi. Aquele ócio que faz a gente pensar em novas possibilidades e que estimula a nossa criatividade.

Imagem: Bem Viver

Espero que vocês tenham curtido seus momentos de lazer durante as festas de Natal e de Final de Ano, e as férias de verão…

Mas se você, por algum motivo ou outro não tirou férias agora, porque tinha que trabalhar, porque não se planejou financeiramente, seja qual a razão, e fica se comparando com as pessoas que estão postando sobre suas férias nas redes sociais, deixo o meu conselho: cada um tem seu tempo, tem sua história, tem seus recursos, seus objetivos, suas prioridades. Não se compare. Valorize a sua história e comemore as suas conquistas. Quando a gente fica muito tempo nas redes sociais vendo como estão as férias dos outros, deixamos de nos preocupar com a nossa vida, e ficamos vendo só a prosperidade do outro, despendendo um tempo grandioso observando a felicidade do outro, ao invés de batalhar pela nossa vida, pelas nossas conquistas, pela nossa felicidade e pela nossa prosperidade. Quem fica observando a vida do outro, não prospera na sua.

Fica a dica…

 

Imagem: RH pra você

Grande abraço… 

 

Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *