Férias escolares acabando, surge então aquelas listas enormes de materiais escolares para comprar. Quem tem filhos em idade escolar sabe que o início letivo traz muitos preparativos e despesas com os itens escolares. É um gasto que compromete a renda familiar no início do ano.
As listas a cada ano se tornam maiores. São muitos lápis, cadernos, estojos, mochilas, entre outros itens que pesam no bolso dos pais no mês de janeiro. Por isso, é essencial que as escolas tenham o cuidado de realizar um planejamento que preveja todas as atividades ao longo do ano e tudo que será necessário para a realização das atividades curriculares.
Toda atenção, organização e pesquisas fazem a diferença na hora de escolher os itens. Pensando nisso, separei algumas dicas práticas que reforçam a importância do planejamento antes de sair comprando:
– Veja o que dá para aproveitar: Geralmente alguns objetos do ano que passou podem ser aproveitados e reutilizados: lápis, mochila, estojos…Além de ser uma questão de sustentabilidade pode ser uma grande economia.
– Tenha uma lista: Importante ter uma lista ou planilha para não se perder. Tenha em mãos o que vai precisar.
– Pesquise os preços: Tenha uma lista do que realmente precisa. Os preços nesta época variam mesmo. Conforme pesquisas o mesmo item pode variar até 250% de uma loja para outra.
– Faça grupos de compras: Junte mães que também vão comprar os materiais para que com a oferta os valores possam diminuir.
– Evite Levar as crianças: Apesar de ser uma alegria para que eles geralmente desejam itens a mais ou mais caros do que o programado financeiramente, gerando custos não programados.
– Cuidado com os itens: Importante etiquetar os materiais para que não perca ao longo do ano gerando despesas. Encape todos os livros e cadernos para mantê-los sempre novos e limpos.
– Defina cuidados com os objetos: Importante cada criança saber ter os cuidados com seus materiais para mantê-los bem conservados, como por exemplo: apontar lápis apenas quando necessários, guardar corretamente os livros e cadernos evitando rasgar e amassar folhas, não molhar os materiais ou pegá-los molhados, guardar os lápis e canetas após o uso.
São dicas simples, mas não esqueça: são pequenos cuidados e organização que farão a diferença no orçamento e na exatidão do que precisa. Evite desgastes. Se planejar tudo direitinho é possível curtir os últimos dias de férias e voltar a uma rotina bem mais tranquila.
Um bom retorno às aulas!
Já passei destes momentos, hoje faço pesquisas de remédio nas farmácias. Mas suas dicas são excelentes. Show