Os argumentos são muitos e as pesquisas diversas, mas as certezas nem sempre se sustentam. Algumas definições caracterizam o alimento como bom ou ruim e acabam colocando a alimentação limitada.
Nenhuma dieta com grandes restrições será saudável ao longo do prazo, causando deficiências de vitaminas e minerais que não são ingeridos no dia a dia. Portanto mas do que entender se o leite faz mal ou não é entender se o consumo desse alimento está trazendo benefícios para você.
Umas das principais polêmicas do leite é o açúcar natural, conhecido como lactose. Para quebrar as moléculas de lactose é necessária uma enzima e para nossa sorte ela é produzida pelo corpo. Porém algumas pessoas não produzem quantidade suficiente e outras à medida que envelhecem, param de fabricar tal enzima. Esse é um dos fatores que motivam as pessoas a evitarem o consumo de leite. Os sintomas mais comuns da intolerância são dor de estômago, diarreia e gases quando consomem laticínios.
Hoje sabemos que com acompanhamento de um profissional podemos amenizar tais sintomas. O uso de cápsulas de lactase por exemplo antes de tomar leite ou derivados é fundamental para pessoas intolerantes.
Já a parte da alimentação poderá ser acompanhada e orientada por um nutricionista e para isso facilmente se encontram alimentos contendo a enzima lactase nos supermercados e várias outras substituições como leite de aveia, leite de soja, leite de amêndoas ou gergelim, leite de coco, manteigas de castanha sendo esses laticínios sem lactose.
Foto:Tua Saúde
Além disso também é possível incluir na dieta alguns iogurtes e bebidas fortificadas com cálcio e vitamina como iogurte e queijo de soja. No entanto em alguns casos utilizamos a suplementação. A título de curiosidade o leite de aveia é rico em fibras totais e beta-glucano, um tipo de fibra solúvel que por sua vez ajuda a diminuir os níveis de colesterol.
No fim, são diversas opções de alimentos que você pode acrescentar na sua dieta sem que seja necessário consumir produtos com lactose.
Entretanto, para garantir que você está oferecendo ao seu organismo todos os nutrientes necessários para mantê-lo saudável, o ideal é buscar por uma rotina equilibrada com hábitos sadios e com o acompanhamento médico e nutricional.
Maria Angélica Tillmann
Nutricionista-CRN/MG8696