As férias escolares continuam, o que fazer?

Entre meados de dezembro até o final de janeiro, as férias escolares representam um momento complexo para as famílias pois altera a rotina de toda a casa de forma intensa e pode gerar dificuldades profissionais e de agenda para os adultos.

Já estamos em meados de janeiro e as férias parecem nunca acabar. Organizamos, planejamos os dias e as semanas, mas mesmo assim parecem intermináveis porque as crianças mesmo com algumas atividades estipuladas até viagens, por causa da grande quantidade de dias e horários livres tendem a ficar entediadas.

Por isso é importante manter rotinas durante as férias para que as crianças entendam uma outra maneira de gerenciar o tempo. Também é um momento importante de aproximação dos pais com seus filhos, digo sempre que é uma oportunidade para estreitar a relação e estar mais presente com as crianças entendendo melhor o universo delas.

Em uma geração como esta que tem muito apego à tecnologia, nós pais temos que buscar atividades que saem fora as telas como vídeo games, celulares e tablets. Sugiro algumas atividades ou brincadeiras ao ar livre que talvez possa reunir a criançada como: empinar pipa, pular amarelinha, pular elástico, queimada, andar de bicicleta, jogar peteca e jogos de tabuleiros são algumas opções divertidas.

Podemos também sugerir uma atividade de organização em casa. Nada melhor do que o início do ano para fazer aquela faxina e tirar objetos e brinquedos para doação, aqueles não mais utilizados pelas crianças e pela família não é mesmo? Pode-se também solicitar ajuda no preparo das refeições, organização dos espaços da casa.

Passeios ao ar livre também é outra sugestão que a meninada gosta bastante. Para quem tem opção de parques, zoológicos e em praças não pode perder esta oportunidade. Se for ainda possível incluir passeios culturais melhor ainda. As crianças ficam muito curiosas pra conhecer museus, bibliotecas, exposições etc.

Agora quando as crianças são maiores, alguns destas sugestões não são tão atrativas então sugiro algum curso que eles possam aprender algo e descobrir um novo prazer que pode ser um esporte novo, um curso de desenho, dança, computação, programação e vários outros.

Enfim, as crianças chegam nas férias cheias de expectativas e energias para gastar. Então, seja criativo e aproveite esta oportunidade para estar na companhia delas e fazerem programas simples, mas prazerosos. Tenho certeza de que fará bem para todos e criarão ainda mais vínculos positivos que ficarão registrados na memória e no coração.

 

Fonte: https://bebe.abril.com.br/familia

2 thoughts on “As férias escolares continuam, o que fazer?

  1. Antônio (toin) says:

    Férias são férias, menos para os pais. Brincadeiras intelectuais com prêmios acho Boa ideia. Fazê-los pensar, bom dia maytha. Sigo suas publicações sempre. Excelentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *