JANEIRO BRANCO 2023: A VIDA PEDE EQUILÍBRIO

Imagem: Site Janeiro Branco

 

A Campanha Janeiro Branco é uma campanha criada por um grupo de psicólogos daqui de Uberlândia – MG, idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão, para, a partir de exemplos de outras campanhas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul, entre outras, que mobilizam as pessoas a terem um olhar diferenciado para as questões a que se propõe, assim também o seja, com a SAÚDE MENTAL. É, portanto, um movimento em prol da construção da consciência e da cultura do cuidado com a saúde mental. O seu objetivo é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. Uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!

 

Por que JANEIRO: porque Janeiro é o primeiro mês do ano, mês em que tradicionalmente as pessoas costumam avaliar como foi o ano que passou e estabelecem metas para o ano que se inicia. É um mês que inspira reflexões. Janeiro é, portanto, o começo, o início de um novo ciclo, que aparece como uma folha ou uma tela em branco a serem preenchidas.

 

E é justamente aí que então, por que BRANCO? Porque se pensarmos que temos um ano inteirinho pela frente, e que ele é uma folha ou uma tela em branco para preenchermos, temos novas possibilidades de cuidar da nossa mente, para que a gente viva um bom ano, e uma vida que vale a pena ser vivida, uma vida valorosa. Branco também é a cor da paz, do equilíbrio. Equilíbrio entre corpo e mente.

 

O mote da campanha desse ano é “A VIDA PEDE EQUILÍBRIO”. Equilíbrio é o que mais estamos de fato precisando neste momento, em que vivemos um mundo tão polarizado, com mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas, que exigem de nós novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos.

 

Informações retiradas do site da campanha Janeiro Branco https://janeirobranco.com.br/

 

Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *