O mês de dezembro tem brilho próprio, energia contagiante, e vamos combinar, é bom demais!
Contudo é um mês que devemos redobrar nossas atenções no que diz respeito ao controle de nossas finanças, pois a conta chega.
Fim de ano chega cheio de confraternizações, festas, reuniões, troca de presentes. Parece que nosso dia teria que ter 36h. Tudo que não fizemos, temos que fazer neste período. O tempo fica curto, os dias da semana são preenchidos rapidamente, o cartão de crédito se torna “parte” do salário e todas as urgências do momento são resolvidas com ele.
O momento contagia. Para nós mulheres, o salão de beleza tem que estar em dia, roupas e sapatos variados para tantas festividades, amigos secretos e o futuro já sabemos que envolve muitos arrependimentos. Muitos pensam: “só se vive uma vez”, “compro, depois penso”.
A pergunta é: será que aquela compra é realmente necessária ou é uma imposição da sociedade que nos obriga a fazer algo? Ou ainda: viver algo que racionalmente não deveríamos fazer? Sofremos e sofremos muito com influência externa e se não tivermos controle emocional, acabamos comprometendo todo nosso próximo ano.
E o ano chega rápido! Junto com ele, muitas contas a serem pagas e impostos também. Sem falar em “volta as aulas”, carnaval que chega junto e por aí vai! São muito os compromissos!
Então não deixe de fazer nada, mas tenha cuidado pois o stress pode ser muito grande se não houver PLANEJAMENTO.
Contudo, é um mês que devemos redobrar nossas atenções no que diz respeito ao controle de nossas finanças, pois a conta chega.
- Se quer ou precisa mesmo comprar uma roupa, acessório ou sapato neste momento? Ou se apenas um destes itens pode ser usado nas diversas reuniões que irá? Se podem ser mescladas com o que você já possui?
- Programou seu investimento para a compra de presentes e passeios?
- Vale a pena pesquisar algo mais em conta ou que tenha mais significado?
- Deseja ou precisa estar em todos os lugares que foi convidada (o)?
- Precisa estar ao lado de quem ama, de pessoas queridas ou apenas cumprir protocolos e aparecer nas redes sociais?
Estamos na semana que antecede o Natal e as compras se intensificam. São tantas as coisas que devemos analisar e fazer, que o tempo realmente se torna curto. No entanto, este momento nos tira muitas vezes dos nossos propósitos e objetivos.
Temos que nos questionar sobre estes itens acima. Devemos ser mais prudentes com os gastos e não esquecer do nosso planejamento. Tudo que é importante para você tem valor, mas reflita se isso é imposto pelos outros e sociedade ou se realmente trata de suas necessidades.
Falta poucos dias para a chegada do ano novo. Vamos refletir sobre o que de 2022 você não quer levar de forma alguma para 2023. Se são sentimentos, coisas, pessoas…. é um momento de reflexão e conexão conosco mesmo. Não esqueça disso!
Desejo boas festas! Até o próximo post!