Fonte: Zenklub
Mindfulness significa atenção plena. Significa estar com atenção concentrada no momento presente, de consciente, focando nossa atenção na nossa respiração, nos nossos movimentos, no nosso corpo, nos nossos pensamentos e nas nossas emoções.
Não é simplesmente meditar e ficar com a “mente vazia”. É deixar de lado as distrações, pensamentos que vem de fora, barulhos e incômodos, para viver plenamente a situação que se está vivenciando no presente.
As técnicas e a prática de mindfulness ajudam na autorregulação e na conexão entre ação e pensamento, aumentando o foco.
Nossa vida tão corrida, muitas vezes faz com que a gente perca a atenção nas coisas que estamos fazendo e entramos no modo piloto automático, razão pela qual, não estamos com a atenção toda focada no que estamos fazendo ou no que outras pessoas estão falando, porque são muitos estímulos.
Entre os benefícios das práticas de mindfulness podemos destacar:
- Favorece o autoconhecimento;
- Ajuda na concentração;
- Auxilia no controle do estresse e da ansiedade;
- Promove regulação emocional;
- Diminui a frequência dos pensamentos negativos;
- Favorece a atenção plena;
- Trabalha aspectos relacionados à efetividade nos relacionamentos.
Jon Kabat-Zinn, médico e professor dos EUA foi um dos pioneiros no desenvolvimento dos conceitos de mindfulness e um dos primeiros a esclarecer que mindfulness não é uma técnica associada ao Zen Budismo ou a qualquer outro tipo de religião.
Nos próximos posts, falarei mais sobre mindfulness e trarei uma prática bem simples, que pode ser feita por qualquer pessoa interessada em estar mais conectado consigo mesmo…
Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616