É inegável dizer que as redes sociais estão presentes na vida das pessoas praticamente em todo o dia e em quase todos os momentos!
É impossível sairmos de nossas casas e não encontrarmos pelo caminho pessoas com seus celulares nas mãos e acessando as redes sociais. Quando não é por necessidade, é por vício! Digamos um vício universal.
As redes sociais influenciam os comportamentos, pensamentos, ditam regras e movimentos que geram grandes impactos na vida das pessoas. Os conteúdos postados geram novos estilos de como se vestir, comportar, ditam novos valores, mudam o momento atual e me arrisco a dizer que modifica até gerações. Essa influência também engloba empresas e profissionais. Enfim, hoje estamos todos muito interligados e conectados.
Por outro lado, existe uma parcela grande da população que se incomoda com os exageros e as exposições perfeitas das coisas e pessoas. Filtros que modificam, aplicativos de edição, imposições de fotos bem “tiradas”, selfies com imagens corrigidas, etc.
Agora a nova febre das redes sociais chama-se “BeReal”. Já ouviu falar ou sabe o que é?
É uma nova rede social. Trata-se de um aplicativo que busca incentivar os usuários a tirarem fotos mais autênticas. Com o slogan “real como seus amigos”, essa rede ganhou milhões de usuários no Estados Unidos, tem ganhado muitos adeptos no Brasil e nos últimos meses superado as redes mais comuns como Instagram, TikTok, Pinterest e Snapchat.
Funciona da seguinte maneira: o aplicativo envia uma notificação diária em um momento aleatório, e, após recebê-la, o usuário tem até 2 minutos para fazer a publicação. Vale lembrar que a foto é tirada como selfie e ao mesmo tempo tira-se a foto de frente, formando uma única foto (Frente e a selfie). É uma corrida contra o tempo!
Os usuários ressaltam que a sensação de ver o outro, os amigos com honestidade e sem truques é muito bom. O fato de não vê-los de forma perfeita, com seus dentes das cores reais e não brancos exagerados, com rugas, com ou sem cílios, bocas normais e não carnudos, corpos normais e não sarados, geram menos ansiedade e menos comparações com outro.
Refletindo sobre o aspecto da ansiedade, a necessidade de ver imagens não adulteradas também pode ser tornar algo negativo e sem controle.
O fato de ser averso a determinada maneira do outro indivíduo, pode ser prejudicial também. Pode-se gerar um desconforto interno por não saber o horário que o aplicativo irá disponibilizar a oportunidade de postagem e se naquele momento estará “disponível” para o fazer. São coisas para refletir.
Por outro lado, o quanto é prazeroso para qualquer pessoa não precisar ficar horas se arrumando, pensando no melhor ângulo, melhor posição, lugar e roupa é muito positivo e excitante.
Não podemos desconsiderar que a naturalidade é também muito interessante, gera a curiosidade de saber que o outro também vive realidades de vida e de rotina parecidas com as nossas, além de se gastar menos tempo no aplicativo.
Refletindo sobre esta nova tendência nota-se que com ou sem filtros, editadas ou não, as pessoas não querem deixar de expor suas vidas e postarem suas próprias imagens nas redes sociais, sendo o motivo pelo qual os grandes desenvolvedores de aplicativos invistam cada vez mais nestes recursos e aplicativos usando de suas criatividades para atender todos tipos de públicos.
E você, o que achou desta nova tendência? Me conta nos comentários.
Até o próximo post!