A rotina se torna fundamental para a produtividade quando você entende que ter foco traz rendimento e melhor aproveitamento para seu dia-a-dia.
Sabemos que cada um tem um nível de dificuldades e metas pessoais a serem atingidas e se for possível transformar em algo mais fácil e prazeroso melhor ainda não é mesmo? Os rituais são uma maneira de nos ajudar.
É interessante identificar quais hábitos sente dificuldades em incluir na sua rotina, seja por questão de tempo, constância ou nível de dificuldade. Muitas vezes você já tentou reduzir a procrastinação, focar nos exercícios físicos, ler um livro, estudar mais e não passou apenas da vontade?
Saiba que se você não transformar sua rotina em pequenos rituais, você não encontrará a constância no que tanto deseja. Entenda que vai falhar, que vai se desanimar, se sentir mal, ficar chateado (a), mas é importante saber também que isso é natural do ser humano e que tudo influencia nossa rotina e nossos hábitos.
São os pequenos movimentos que irão te estimular e conduzir ao que deseja. É o famoso ditado: “degrau” em “degrau”, então, é sobre isso. Sabe aquele hábito que te gera satisfação rápida: uma roupa de ginástica que deixou separada que te ajudou a não faltar no treino, um livro colocado no cantinho da sua casa que mais gosta ou na bolsa que te permitiu dar uma leitura rápida, aquele ritual ao acordar espreguiçando e fazendo mentalizações para o dia, é também uma maneira de se animar para o dia!
São estes pequenos e micros hábitos que fazem que a nossa rotina funcione e estes hábitos se tornem um ritual. Os rituais são maneiras pessoais de praticar as atividades da nossa rotina. São compostos por gatilhos mentais que nos despertam e disparam uma ação, por estímulos que nos excita, anima; composto também por ação que nos faz ter o movimento e energia para agir.
Tenha certeza de que durante o processo de inclusão de hábitos diferentes você vai: se sentir desanimado(a), precisará revisar o que está sendo feito, irá se questionar se vale a pena insistir nessa meta, terá dias que nada irá funcionar, vai acreditar que fez tudo errado desde o início.
Por outrora vai aqui alguns motivos para criar e insistir nos seus rituais próprios:
– Você vai conseguir gerenciar melhor seu tempo;
– Irá se sentir mais confiante, produtivo (a) e mais disposto (a);
– Vai praticar o autodesenvolvimento e autoconhecimento;
– Criar uma rotina de autocuidado a amor a si mesmo (a) e que não seja somente “trabalho”;
– Evoluir hábitos sem frustações, dando valor a cada passo dado.
Saiba que para toda dificuldade existe uma forma afetiva de encontrar soluções. Busque a que for mais adequada para você, respeitando seu universo.
Os rituais dão significados e vitalidade no nosso cotidiano, concretizam planos e sonhos, dão profundidade aos sentimentos pontuais e acima de tudo geram conexões com o futuro e com o que desejamos!
Me conta: você tem algum ritual para compartilhar?!? Conta aqui nos comentários!