Depois eu faço…

Procrastinação ou Anedonia?

Você sabe o que significa essa palavra tão complicada, chamada “procrastinação”?

E “anedonia” o que será que significa?

 

Fonte: Núcleo de Estresse

 

A procrastinação é algo que todo mundo faz. É quando a gente deixa pra fazer depois, vai adiando o fazer aquilo, porque aquela tarefa que precisamos fazer desencadeia uma reação do estresse ou algum sentimento de aversão. Aí a gente evita entrar em contato, vai deixando pra depois, vai deixando para o dia seguinte, para o mês que vem, e por aí vai…

A anedonia é diferente. Na adenonia, paramos de sentir prazer nas coisas que a gente gostava de fazer. E isso pode estar associado com problemas de saúde mental, como a depressão, por exemplo.

 

Fonte: Salute Nella Scienza

 

Quando a gente se sente assim, sem prazer, sem motivação, sem vontade de fazer as coisas, a gente começa a se questionar o por quê de fazer aquilo ali. Será que isso vale mesmo a pena?  Qual a necessidade? Coisas que fazíamos antes, agora parecem já não fazer o mesmo sentido. Assim, deixamos de fazer o que poderia melhorar nosso estado de humor por já não termos o ânimo necessário e nenhum desejo de fazer esse esforço.

Quando começamos a evitar algo que é importante e significativo, a gente fica esperando a vontade aparecer de novo. Só que não é bem assim. A vontade não aparece, não surge assim, do nada. E ás vezes temos que fazer algo, que é estritamente necessário, porque a gente precisa e não porque temos vontade. Então temos que agir.

Não agir, não fazer nada, e esperar a motivação surgir, só alimenta e piora a letargia, ou seja, o estado em que a pessoa se encontra com baixa energia, com suas capacidades físicas e mentais diminuídas.

Então, quando estamos sem vontade de ir para a academia, por exemplo, é importante lembrar que eu tenho que ir, não porque eu estou com vontade, mas porque é importante pra mim. Quando começamos a fazer algo, mesmo desanimados, podemos desencadear uma mudança biológica e emocional. Esse movimento aciona uma série de ações que mudam a nossa direção e a probabilidade de estimular o cérebro de um modo a trazer motivação é bem maior.

Para quem está lutando com a depressão, e sofrendo com a falta de prazer e de motivação na vida, é importante também lembrar da ativação comportamental, ou seja, fazer coisas que são importantes pra nós, mesmo sem vontade, com o objetivo de tentar reencontrar o prazer antes sentido. Se uma coisa é imporante pra você, e pode beneficiar a sua saúde, não espere até sentir vontade de fazê-la, faça sem vontade mesmo. Isso é autoresponsabilidade.

 

Texto baseado no livro “Por que ninguém me disse isso antes?” da Dra Julie Smith, publicado pela Editora Sextante em 2022.

 

 

 

 

 

 

 

Kátia Beal
Psicóloga – CRP 04/36616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *