Esta é uma pergunta que tenho certeza de que você se faz constantemente? Todos nós vivemos numa vida tão acelerada, com tantos afazeres e em constante movimento que com o decorrer do tempo vamos queremos mudar tantas coisas que na hora de colocar em prática não sabemos como começar e nem como começar, não é mesmo?
Esta necessidade de mudança muitas vezes, ou melhor, na maioria delas tem haver com a ansiedade e outrora não. Sabemos que neste tempo contemporâneo as mudanças fazem parte dos ciclos. E são rápidas! Algumas nós planejamos, já outras somos “levados” a mudar e alterar programações estabelecidas.
Quando depende de nós mesmos e partindo deste entendimento a pergunta que fica é: O que você precisa fazer a partir disso? O primeiro passo é identificar qual área de sua vida precisa ou queira mudar e melhorar.
Você já pensou em:
- Mudar de hábitos?
- Melhorar a relação com a rotina alimentar?
- Seguir prazos?
- Incluir autocuidado no seu dia-a-dia?
- Talvez não abandonar alguns projetos já pensados ou iniciados?
- Gerenciar melhor o seu tempo nas atividades diárias?
Encontrando esta resposta pergunte-se a seguir:
- Qual área precisa focar primeiro?
- Você sabe mudar hábitos sozinha (o) ou precisa de ajuda?
- Precisa de aprender a gerenciar seu tempo?
- Meus projetos tem planejamento claro ou ficam perdidos em anotações?
- Tenho hábitos de me comparar com os outros e colocar padrões impostos e que não são os seus?
- Consigo listar e programar metas que eu consiga cumprir?
Todo processo que vivemos depende da identificação das nossas necessidades e capacitações. Não adianta olhar a vida do outro e fazer comparações. Desta maneira jamais conseguiremos progressos em nossas vidas.
Compreenda que se busca uma produtividade irreal, você precisa reavaliar seus prazos, projetos e objetivos. Se também se compara demais com o outro, precisa praticar mais o autocuidado e identificar suas qualidades.
Seria interessante listar suas respostas e quais são as próximas “tarefas” claras que precisa executar: talvez seja encontrar um suporte para desenvolver novos hábitos ou profissionais que te ajudam no desenvolvimento e execução de objetivos. Cabe aqui mencionar o profissional do Coach.
A cada resposta encontrada, estabeleça uma possível solução! Talvez, o mais importante aqui seja ver como você avalia sua vida. É necessário, de vez em quando, pausar e olhar para dentro de si, para o outro e ao seu redor para entender do que a vida é feita. É isso que nos ajuda a encontrar respostas e sentido para vida.
A semana começando, aproveite para pensar sobre o assunto.
Espero ter contribuído para sua melhor organização de vida!
Até o próximo post!
Excelente tema, muito atual. Todos nos temos algo pra mudar.