Nesta semana, dia 15 de outubro comemora-se o dia dos professores. Trata-se de uma data especial que homenageia os educadores de todo o Brasil.
Essa profissão vive de grandes desafios. Por muitos anos da nossa história, o exercer da profissão era vinculado ao ofício de amor e não por identificar nele oportunidades de crescimento profissional e pessoal.
Os desafios na atualidade são muitos e variados! Relevante mencionar o excesso de tecnologias que as crianças estão envolvidas. Geralmente chegam nas escolas com muita facilidade de uso e dependência de aparelhos eletrônicos, gerando ansiedade e necessidade que os educadores utilizem também deste recurso como forma de ensino.
Porém, as maiores reclamações são em decorrência aos comportamentos e as inúmeras diferenças de perfis comportamentais dos alunos em sala de aula. Cada um possui pensamento e modos de vidas diversificados que somados as exigências, dificuldades de comunicação e engajamento com os pais, os professores estão sendo extremamente exigidos.
Além de terem que estar sempre atualizando os conhecimentos, deve ser uma pessoa em que os alunos se espelham, ou seja, uma pessoa inspiradora aos olhos deles. Com isso, alguns desgastes surgem.
Segundo pesquisa do Instituto Península, para o site “O GLOBO”, metade dos professores estão desmotivados (49%), 55% sobrecarregados, 47% ansiosos e 46% cansados. Essa realidade se transfere para a vida pessoal e a geração de problemas como ansiedade excessiva, apatia e depressões, aumentaram.
Assim sendo, a busca por autoconhecimento através de processos como coaching e terapias estão em alta. Cada vez são mais buscados e auxiliam a administrar tantas multitarefas exercidas pelos professores e seus desafios internos.
É preciso saber se organizar e entender os processos vividos externamente e internamente para se autoconhecer. Caso você seja um profissional da educação e que tenha estas dificuldades procure profissionais desta área que possam te acompanhar e ajudar no controle das emoções e nas ações envolvidas dentro e fora da sala de aula.
Por fim, saudamos estes profissionais que simbolizam a força e a sabedoria. Que partilham o conhecimento, que superam dificuldades e que muitas vezes salvam vidas!
FONTE: WWW.BBC.BR
Realmente são muitos os desafios. Somos professoras e sabemos né!
Excelente artigo Maytha.
Parabéns pela clareza nas colocações.