VOCÊ TEM MEDO DA MUDANÇA?

Tudo que nos cerca esta em constante mudança. Assim como o universo, somos metamorfose desde quando nascemos. Isso se torna um ciclo natural, no entanto, compreende-se que mudanças trazem desconfortos, pois, nos lança ao desconhecido.

O medo da mudança acontece primeiramente em nossa mente. Este sentimento gera ansiedade, angustia e desconforto visto que mesmo conscientes de que passar por isso é, muitas vezes, obrigatório.

Da mesma maneira que ansiamos por novos objetivos, devemos estar preparados para as mudanças que poderão e irão acontecer.

Os seres humanos possuem tendência a valorizar o negativo ao invés do positivo e muitas vezes perde-se a maravilhosa capacidade de imaginar o desconhecido e perceber o quanto o novo pode ser estimulante e motivador.

Neste sentido, devemos encarar os novos desafios como uma possibilidade de crescimento e conquista. Grande parte deles não estão sob nosso controle e nossos planos, porém é preciso ter calma, prudência, coragem para encarar o incerto e sair da zona de conforto.

Sabemos que em alguns casos, simples não é, então separei para você algumas dicas para facilitar este processo:

Procure entender seus medos: os tipos de mudança são diferentes e algumas são mais desafiadoras do que a outra, no entanto, é importante identificar qual a origem do medo para saber superá-lo. Pergunte a si mesmo: ”O que é tão ameaçador ou perturbador em relação a esta situação?” e ”O que é tão ruim em relação a esta situação?”

– Pense de forma racional: compreenda que os ciclos e mudanças são normais e que isso acontecerá inúmeras vezes.

– Mude de comportamento: saia da zona de conforto e busque acrescentar rotinas que agregam nesta nova fase de sua vida. Como por exemplo: um curso, um hobby, uma atividade física ou espiritual.

– Foque no agora: além de diminuir a ansiedade, te permitirá ver o processo com mais energia. Encare a mudança com alegria e faça uma coisa por vez, sem atropelar os processos e o tempo.

– Confie em si mesmo: valorize suas características, capacidades e habilidades. Confie e exercite sua autoconfiança. Se tiver algo ou pensamento negativos que esteja te limitando, pare, volte ao passado e reflita o quanto você já conquistou em sua vida. Sempre o saldo positivo será maior.

Por fim, não esqueçamos que somos chamados a observar o caminho e não somente o início e o final da jornada.

Fonte: https://www.psicologossaopaulo.com.br/blog

1 thoughts on “VOCÊ TEM MEDO DA MUDANÇA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *