Essa frase já fez sentido sim, no passado, onde a arquitetura era compreendida como arte, e os profissionais eram conhecidos como artistas, onde somente as pessoas mais ricas tinham condições de contrata-los a fim de ter uma obra de arte como sua casa, visando muitas das vezes, apenas a estética.
Mas esse conceito ficou para trás, onde entendo a arquitetura como uma das áreas mais essenciais em nossas vidas, pois quem é que não quer ter uma casa confortável, funcional e bonita?
E o profissional capacitado para proporcionar tudo isso em um lar, somos nós, arquitetos.
Defendo que contratar um arquiteto não é para gente rica, é pra gente inteligente.
Um projeto pode poupar muito dinheiro esperdiçado, evitando também o retrabalho e a frustração.
Se o dinheiro está curto, você não concorda comigo que será melhor você ter um manual em mãos? Um guia, onde saberá exatamente onde investir o seu dinheiro, com segurança e tranquilidade?
Pois é assim que o projeto funciona, como o manual da obra.
A nossa função como arquitetos é de entender as necessidades de nosso clientes, os gostos e as expectativas, e através do nosso conhecimento, auxiliá-los a fim de proporcionar qualidade de vida.
Seja ao construir uma casa por completo, ou apenas ao planejar um quarto, precisamos entender os hábitos e necessidades do morador. Costumo dizer que a estética vem como consequência e que o nosso maior foco deve ser no bem estar.
Então investir em um bom profissional para ajuda-lo nesse momento tão delicado é de extrema importância se você quer ter um ambiente funcional e confortável.
Costumo dizer que o cliente me diz “O QUE” e nós arquitetos dissemos “O COMO”.
Ou seja, o cliente me dirá O QUE ele precisa para ter conforto, o que ele gosta e o que não gosta, o que faz sentido para ele e eu dizer O COMO, como nós podemos fazer para atender suas expectativas através de tudo o que ele me apresentou.
Eu atendo clientes que querem investir 70 mil em apenas um único quarto, enquanto outros querem investir no máximo 5 mil. E sim, é super possível deixa-los lindos e confortáveis, independente do preço, mas claro, que com um projeto, onde conseguiremos estudar e planejar todos os detalhes.
Você pode decidir gastar 20 mil reais em um painel de TV luxuoso, ou então gastar mil reais em um rack e deixar para investir os 19 mil em outros itens que te trará conforto.
Você pode tentar decorar ou construir sozinho, tendo em mente gastar um valor x, e acabar deixando seu lar sem conforto, sem harmonia, ou você pode contratar um profissional e informar que você quer gastar esse mesmo x e deixar quem entender te dar o direcionamento, entende a diferença? Nossa profissão existe para auxilia-los a investir de maneira inteligente seu dinheiro e atingir suas expetativas, deixando de gastar em um local para gastar em outro.
É você quem dirá quanto quer gastar.
Perfeito, parabéns pela matéria