Poluição visual dentro de casa?

poluição visual

Você se sente cansado e estressado até mesmo em sua própria casa onde deveria ser seu local de maior conforto e descanso? Saiba que a organização e decoração de sua casa pode estar causando esse sentimento em você.

Tudo o que tem em nosso em torno tende a influenciar e impactar diretamente em nosso humor, você já percebeu como um ambiente desorganizado e barulhento pode nos deixar mais estressados e inquietos? Enquanto um ambiente organizado, com uma música agradável, uma iluminação amena tende a nos proporcionar relaxamento e tranquilidade?

A organização e decoração de nossas casas tende a influenciar muito para levarmos uma vida de ansiedade ou de tranquilidade.

Te convido a refletir em como você anda se sentindo em sua própria casa.

Quanto menos coisas temos em nossas prateleiras, estantes, armários e etc. Perdemos menos tempo limpando e organizando nossa casa, logo, ganhamos mais tempo de qualidade de vida.

Você já deve ter ouvido falar sobre “poluição visual” que é quando há um excesso de informação em um mesmo espaço, em um único campo de visão, onde as coisas não se conversam entre si e não há harmonia.

Muita gente acaba provocando essa poluição em sua própria casa, sem se quer perceber.

Não é enchendo nossas casas de elementos decorativos e badulaques que teremos uma casa bonita e elegante, muito pelo contrário. O segredo não está em gastar pouco em muitas coisinhas, o segredo é investir em poucas coisas, sendo itens que proporcionam o conforto em nossos lares, seja ele, conforto físico ou visual.

Por exemplo: o conforto físico é quando deitamos em um sofá macio e nos espalhamos nele nos sentindo confortáveis.

O conforto visual é quando olhamos para um ambiente e não há conflito de informação, os itens desse ambiente se conversam entre si, gerando harmonia e organização.

E nós conseguimos essa tranquilidade mais facilmente quando há poucas coisas espalhadas em nossas vistas. Você não precisa encher todo o espaço disponível que tem em seu rack, ou em uma prateleira por exemplo, aprenda a valorizar os espaços vazios.

Open House Rodrigo Castejon – Fonte: Casa de Valentina

 

Algumas dicas simples para você poder aplicar agora em sua casa:

Não deixe chaves, carteiras, controles espalhados, tenha um potinho perto da porta de entrada, ao chegar, coloque tudo dentro dele, evite deixar essas coisas espalhadas.

Na cozinha tenha apenas o necessário em cima da bancada, organize todos os utensílios armazenados dentro dos armários, a bancada sem nada em cima, ou só com o básico deixa o ambiente aparentemente organizado por todo o tempo. Ainda mais se sua cozinha for integrada com a sala, onde você consegue ver todos os ambientes no mesmo campo de visão. Quanto menos coisinhas espalhadas, mais sensação de organização e tranquilidade você terá.

Você pode escolher poucos itens decorativos para dar uma vida nesse espaço.

Na cozinha, você pode organizar alguns talheres dentro de um pote por exemplo. Potinhos de tempo padronizados também podem fazer parte da decoração, mas cuidado para não pecar no excesso.

Uma planta para dar vida, e nada mais.

Projeto e divulgação própria por Fabi Franco.

 

No rack da sala, você pode ter uma composição de decoração, apenas em um cantinho do rack, como por exemplo, um pote para colocar as chaves, um vaso decorativo, um aromatizador de ambiente , escolha no máximo 3 elementos e não deixem espalhados, você pode criar uma composição com 3 alturas diferentes por exemplo e deixa-la em um dos cantinhos, ou 2 objetos de um dos lados e apenas um do outro. Esse é o combo perfeito para dar vida sem pesar o ambiente.

Imagem não autoral – fonte: pinterest

 

Se você gosta de porta retratos, opte em deixá-los em uma prateleira acima da TV, assim como livros, quadros decorativos e plantas pendentes. Tente deixar o mínimo de coisas possíveis nas bancadas e prateleiras baixas principalmente no seu campo de visão para assistir televisão, a TV já te proporcionará muitas informações. Evite também o uso de elementos pesados atrás da televisor, como tijolinho e papel de parede detalhado demais. Opte em utilizar um painel liso, ou a TV direto até mesmo na parede.

Projeto e divulgação: Estúdio 035 Arquitetura

 

Te convido a desentralhar sua casa e descobrir a paz que isso ira proporcionar a você e sua família.

Tenha em mente de que menos é paz!

E se você quiser aprender ainda mais, te convido a me acompanhar também na minha rede social onde estou sempre dando dicas como essas por lá.
@fabifranco.arq.

Obrigada pela leitura, espero ter contribuído de alguma forma, até a próxima.

2 thoughts on “Poluição visual dentro de casa?

  1. Angélica Fatureto says:

    Sou seguidora assídua da Fabi no Instagram e não tem algo que aprendi que agora levo para a vida: “Menos é Paz”!
    Gratidão por ser tão atenciosa e prestativa!! E uma excelente profissional, é claro!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *