Transformando sonhos em ações

Foto: Divulgação/PMU
Foto: Divulgação/PMU
Foto: Divulgação/PMU

Prefeitura realiza constantemente ações em prol da população

Você se considera uma pessoa mais sonhadora ou de ação? Particularmente, acredito ser um pouco das duas coisas. Pois sonhar antecede o primeiro passo, mas agir nos leva pela caminhada. E é por isso que aceito o desafio diário que é transformar sonhos e ideias em ações. A ferramenta, claro, é o trabalho.

Foi por idealizar políticas públicas mais igualitárias que, há quatro anos, fundei o movimento “Maria de Minas”. Por meio dele, temos a oportunidade de, ao lado de outras mulheres, debater publicamente questões importantes e necessárias ao universo feminino.

Questões que se tornaram uma missão de vida, permeando também as minhas atividades na Prefeitura de Uberlândia, sempre ao lado do prefeito Odelmo Leão, seja à frente da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação ou na coordenação do Comitê de Governança Pública (CGov).

Logo, o resultado pode ser conferido no dia a dia de Uberlândia. Hoje, por exemplo, contamos com uma ampla rede de atendimento à mulher. Esse trabalho vai da promoção de saúde e segurança até o estímulo à profissionalização e ao empreendedorismo.

Em 2022, de forma pioneira, também distribuiremos absorventes higiênicos a cerca de 4 mil estudantes da rede municipal de ensino. São adolescentes em situação de vulnerabilidade econômica que passarão por uma importante fase de seu desenvolvimento com muito mais dignidade.

Além disso, também para este ano, conseguimos priorizar a ampliação da maternidade do Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro. Ao final dessa obra, a unidade terá um setor de obstetrícia mais moderno para atender a população.

Não poderia deixar de citar, claro, o Salve Maria – outra ação do Município pela qual me empenhei diretamente. Desde 2019, o aplicativo auxilia mulheres a denunciarem violência doméstica e já é referência para muitas cidades brasileiras.

Entretanto, desenvolver políticas públicas específicas não é a única forma que os gestores têm de apoiar as mulheres. Nós sonhamos, na verdade, com uma infraestrutura que beneficie a todos da cidade, o que vai ao encontro com o dever dos gestores públicos.

Pude atuar, vale lembrar, na concepção para que o Município tivesse a melhor estrutura de vacinação contra Covid- 19, bem como instalasse o Centro Vida, pioneiro em Minas Gerais na reabilitação exclusiva de pacientes pós coronavírus. Participei de cada etapa desse projeto, que agora caminha para auxiliar também pessoas que passaram por cirurgias cardíacas.

Em outra frente, estive reunida com os demais secretários e o prefeito Odelmo Leão pelo avanço do Uberlândia Integrada. Assim, o programa de infraestrutura viária que impacta a vida de milhares de pessoas está às portas da terceira etapa, com novas obras que devem impulsionar o desenvolvimento de Uberlândia.

E, como não acredito que haja limite nem para sonhos nem para ações, sigo de mangas arregaçadas. Afinal, quero ver propostas como as do Polo Tecnológico Sul e do primeiro Polo Agromineral Verde do Brasil prosperando. Quero que cada vez mais o morador tenha acesso aos serviços públicos por meio da tecnologia. Mais do que querer, não vamos medir esforços para isso. Bora trabalhar?

 

Ana Paula Procópio Junqueira

Secretária de Governo e Comunicação da Prefeitura de Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *