Por dentro da vida cor-de-rosa de Luciana Spirandelli

Foto: Daniel Cavalari/Divulgação
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Mesmo no cargo mais alto, a diretora continua lutando pelo que acredita e faz questão de sempre tirar um tempo para ela e para a família

 

Natural de Uberlândia, terra fértil do interior de Minas Gerais, o trabalho de Luciana Spirandelli é fruto de grandes mulheres modernas que estavam à frente do tempo. Uma delas é Mary Kay Ash (em memória), fundadora da marca global de cosméticos ‘Mary Kay’. “As pessoas às vezes sentem-se insignificantes e duvidam que possam fazer a diferença no mundo. Bem, acredite em mim, uma pessoa pode”, dizia a empresária norte-americana.

A outra grande inspiração de Luciana esteve bem mais ao lado dela, Lucia Spirandelli. A mãe de Luciana foi a grande percursora que fez com que a marca mais cor-de-rosa do mundo entrasse na vida da família. Hoje, as duas são Diretoras na Mary Kay do Brasil e lideram vários times de mulheres poderosas em direção à liberdade financeira e a uma maior qualidade de vida.

O dom de Luciana também parece ter vindo do berço. A família Spirandelli é uma referência há décadas na cidade de Uberlândia e região, contando com vários empreendimentos de sucesso na cidade. O avô de Luciana é um grande exemplo disso, ele fundou uma enorme rede de móveis e eletrodomésticos com direito a diversas filiais espalhadas pela região.

“Eu sou neta de um grande empreendedor, a minha família é Spirandelli. Meu avô teve uma visão de empreendedorismo. Ele construiu, na época, muitas lojas e filiais na região, em Uberlândia, Uberaba, Patrocínio… foi maior que o Magazine Luiza para ter uma ideia. Meu avô veio da Itália e ele começou um negócio aqui de bicicleta, teve 10 filhos. Foi um grande empreendedor e eu cresci nesse meio. Eu era a neta mais nova aqui em Uberlândia”, contou a diretora de vendas independente da Mary Kay.

Inclusive, uma das memórias que Luciana carrega com mais carinho no coração é de quando era pequena e a convidavam para homenagear o avô em grandes eventos empresariais da cidade. “Me lembro que em um evento convidaram o neto mais velho e a neta mais nova. Eu entrei levando flores [para ele]. Sempre tinha várias homenagens e minha família participava. Eu sempre assisti isso”, relembra.

Foto: Daniel Cavalari/Divulgação
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Vendo o trabalho exemplar do avô e como ele fazia diferença para a sociedade uberlandense, Luciana foi crescendo no coração a paixão pelo empreendedorismo, sem nem imaginar que o que estava preparado para o futuro dela era algo enorme, bem maior do que qualquer sonho que ela já tinha tido.

Crescendo em um meio que a inspirava tanto a seguir os sonhos e alçar grandes voos, Luciana afirma que sempre sentiu isso como parte do DNA da família. Quando chegou o momento de escolher a graduação superior, em 1992, ela ficou em dúvida entre Direito e Administração, mas decidiu optar pelo curso que a ajudaria melhor na área administrativa de empresas.

Spirandelli também foi muito inspirada e impulsionada pelo pai. “Ele sempre teve essa visão empreendedora. Quando eu tirava 7 ou 8, ele sempre dizia que estava bom, mas poderia ser melhor. Minha referência sempre foi muito exigente para que eu desse o meu melhor e me dedicasse ao que eu estava fazendo porque a vida precisava ser construída passo-a-passo”, contou.

Por isso, Luciana, que estava estudando à noite, decidiu que era hora de buscar um emprego. Ela pediu uma vaga para o pai na empresa da família, mas ele negou, o que fez toda a diferença para o futuro da filha. Spirandelli conta que o pai dizia que antes ela precisava aprender, começando de baixo.

Luciana pode até não ter conseguido o cargo que almejava na empresa da família, mas ela não desistiu e foi atrás de um trabalho. Estudando muito, ela conseguiu uma vaga de estágio em um dos maiores atacadistas distribuidores marketplace do Brasil, localizada na maior cidade do Triângulo Mineiro.

 

Foto: Divulgação
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“Foi meu primeiro trabalho e foi muito legal porque eu estava fazendo tudo sozinha, através da faculdade. Eles gostaram e me contrataram, as coisas foram acontecendo e eu fiquei lá por três anos e meio [sendo apenas três meses como estagiária], ao longo da faculdade. Foi muito bom porque eu tive essa visão do mundo executivo, dos cargos”, disse Luciana lembrando com gratidão daquela oportunidade e daquele momento da vida.

Na empresa em que recebeu a primeira oportunidade, Luciana chegou a viajar para vários lugares com a força de venda, o que já deu a ela um gostinho do que viria no futuro. “Parece que já era do meu caminho. Foi uma escola incrível e foi onde eu conheci meu marido, mas foi lá que eu entendi que eu queria ser empreendedora e não executiva”

Após essa experiência, Luciana se casou com Marco Antônio Tannus Filho e começou a trabalhar na empresa da família, já com uma bagagem cheia de conhecimento. Na época, o avô já não estava à frente de marca, e sim os filhos dele, ou seja, o pai e os tios de Spirandelli.

“Eu estava totalmente iludida, achando que eu iria chegar e arrasar, mas houve um grande conflito de gerações. A velha guarda não permitia a nova guarda, a gente tinha muita vontade, mas não tínhamos apoio e poder para fazer as transformações que a empresa precisava”, explicou Luciana.

Ainda enquanto estava nesse trabalho, Luciana começou a fazer os planos para se tornar mãe, momento em que chegou a tão esperada primogênita Giovanna Spirandelli Tannús. Aproximadamente aos seis meses de gestação, Spirandelli completou três anos na empresa e decidiu deixar o local para focar na gravidez, enquanto fazia algumas consultorias.

Começando uma das experiências mais importantes, que é ser mãe, Luciana decidiu fazer isso em tempo integral quando deu à luz a Giovanna. Ela deixou tudo de lado para ter um tempo de qualidade com a menina, mas confessa que mesmo tendo sido muito especial, aquele tempo foi um pouco difícil.

“Era muito bom poder estar com ela, mas eu me sentia tão improdutiva porque eu nunca tive muito o perfil de dona de casa. Eu gosto de me sentir ativa, fazendo e realizando coisas. Ser dona de casa é muito chato, todos os dias são as mesmas coisas para fazer. Parece que eu estava sendo ingrata porque era um privilégio poder ficar em casa com a minha filha, mas faltava alguma coisa, faltava essa parte de me sentir produtiva e estar ajudando alguém”.

Foto: Daniel Cavalari/Divulgação
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Foi nesse momento que surgiu no coração de Luciana a vontade de montar o próprio negócio. Na época, o modelo de trabalho “home office” estava começando a ser inserido no ambiente empresarial e Spirandelli viu nisso uma oportunidade para trabalhar, se sentir produtiva, enquanto curtia os primeiros anos da filha.

Como Luciana sempre gostou muito de eventos empresariais e obteve muito conhecimento nessa área na primeira empresa que trabalhou, ela não teve dúvidas e montou uma marca nesse setor. Spirandelli montou o primeiro evento quando Giovanna tinha menos de um ano, e conseguiu juntar os maiores palestrantes brasileiros da época.

“Só que para eu conseguir ganhar dinheiro com isso eu precisava escalar, ou seja, eu precisava fechar com o mesmo palestrante em pelo menos umas 10 cidades diferentes para poder diluir custos. Eu não tive coragem de dar esse passo porque, ou eu crescia e expandia, ou não iria ganhar dinheiro naquela área”, explicou.

Na época, há aproximadamente 17 anos, Luciana teve um prejuízo de mais de R$200 mil com a empresa e decidiu fechar. Com tanta despesa, ela precisava de algo que desse certo e que ela realmente acreditava para conseguir ajudar o marido, que até então estava sustentando a casa.

A empreendedora começou a pensar em algumas franquias que poderiam vingar na cidade, mas sabia que também queria ter qualidade de vida e ter tempo para família, por isso não queria nada em shoppings ou grandes centros. Enquanto pensava no que iria fazer, Luciana voltou a fazer consultorias e engravidou da segunda filha, a querida Luana S Tannús.

Naquele momento, Luciana era autônoma e não tinha custos. Ela sempre mostrava que estava em busca de algo, só não sabia o que era ainda. Por problemas na segunda gestação, Spirandelli precisou parar tudo e ficar de repouso. “Para mim foi uma dificuldade porque eu era muito ativa e precisava ficar um pouco mais quieta”, relembrou.

Apesar da vontade de tentar algo de novo, Luciana decidiu que também ficaria alguns meses apenas por conta das filhas após dar à luz a caçula. Quando Luana estava com 10 meses, o futuro bateu na porta de Spirandelli, era uma consultora da Mary Kay querendo apresentar os produtos a ela, mas a empreendedora não teve interesse naquele momento.

“A consultora falou que, mesmo eu não querendo conhecer, ela trabalhava com indicação e perguntou se eu poderia indicar outra pessoa que teria interesse. O único número que eu sabia de cor era o da minha mãe e eu passei para ela”, contou. A atitude fez total diferença, não no início, mas meses depois.

Lucia, mãe de Luciana, recebeu um telefonema da consultora e ficou muito interessada em conhecer os produtos, marcando imediatamente um horário com para participar da demonstração da Mary Kay. “Esse momento é um presente, você tira um tempinho pra você e a pessoa vai te explicando o que é o produto e o que faz, como usa. Minha mãe apaixonou porque não tem como não apaixonar”.

Tendo também a veia empreendedora, Lucia não apenas comprou os produtos como também disse que queria fazer parte da Mary Kay, marca que estava chegando no Brasil naquele momento. O desejo virou conquista, pois a mãe de Luciana virou uma consultora da marca e a primeira pessoa que ela tentou apresentar os produtos foi para a própria filha.

Apesar de querer conhecer os produtos para satisfazer a vontade da mãe, Luciana não acreditava nenhum pouco que iria usar. Isso porque a empreendedora sempre teve muitos problemas de pele, alergia e vivia usando produtos caríssimos indicados por dermatologistas. “Eu sofria muito, principalmente com produtos para região dos olhos, como máscara de cílios”.

Luciana contou que já precisou ir embora mais cedo de uma festa porque não aguentava de dor nos olhos. “Eu não tinha nem vontade de experimentar os produtos da Mary Kay porque pensei que seriam apenas mais itens para eu provar e me dar alergia, e eu ter que tomar antialérgico, mas minha mãe ficou falando que eu precisava experimentar”.

Para ajudar a mãe, Luciana convidou algumas amigas, preparou um lanchinho e chamou as amigas mais próximas para curtirem um momento juntas, enquanto Lucia apresentava os produtos para elas. Foi conhecendo de perto que Spirandelli mudou completamente de ideia. “Foi uma tarde deliciosa e no final minha mãe me mostrou que, em apenas duas horas, ela tinha lucrado mais de R$1 mil, enquanto eu estava dentro da minha casa sem trabalhar”.

Luciana reflete sobre esse momento e afirma que uma luzinha acendeu dentro dela, pouco tempo depois aconteceu a grande virada de chave da vida da empreendedora. Antes disso acontecer, Spirandelli começou a usar os produtos da marca regularmente e foi vendo a diferença que estava tendo na pele.

“Eu sempre vivia gastando dinheiro com produtos manipulados para pele e, depois de quatro meses usando os produtos, eu fui na dermatologista e ela falou: ‘nossa, agora deu certo, né?! Agora sua pele está tão boa, como nunca esteve antes’. Eu falei para ela que tinha parado de usar os manipulados e estava usando só Mary Kay”, contou Luciana. Percebendo a melhora, a médica aconselhou que ela continuasse usando os produtos.

No final daquele ano, Lucia já estava buscando alguns objetivos para ganhar o tão sonhado carro rosa da marca e até se tornar diretora. Faltavam apenas duas novas consultoras para que a mãe de Luciana conseguisse ganhar uma viagem da empresa. Ela contou para filha, que ficou chocada com aquilo.

Após Lucia falar muito sobre o trabalho como consultora, a filha finalmente decidiu ouvir com atenção e se interessou. Logo de cara, a mãe já dizia para Luciana que a filha seria diretora um dia, mas Spirandelli já negava o cargo, mostrando que não almejava nada muito grande. Ela queria apenas trabalhar de casa, em algo leve e que realmente acreditava. “Essa era a minha grande ambição”, contou.

Assim que entrou, Lucia ajudou Luciana a fazer o primeiro pedido de produtos para vender e foram vários itens. “Eu pensei que minha mãe tinha ficado louca, eu pensei que ia demorar anos para vender tudo aquilo. Eu fiquei desesperada e convidei todos que eu conhecia para ir lá em casa conhecer a marca. As pessoas foram e amaram, então em menos de uma semana eu vendi tudo”.

 

Foto: Hugo Matos/Divulgação
Foto: Hugo Matos/Divulgação

Esse pedido grande, que no início Luciana pensou que demoraria anos para conseguir vender, era o mesmo pedido que ela começou a fazer semanalmente. Na época, em 2007, em apenas um mês de vendas, Spirandelli vendeu R$10 mil em produtos de beleza. “Eu estava tão apaixonada por aquilo, sabe quando não parece que é um trabalho? Até hoje eu tenho esse olhar de prazer, acho divertido. Eu adoro ver o brilho no olho das pessoas, o antes e depois”, afirma.

Ao perceber o resultado inesperado que teve apenas no primeiro mês de vendas, Luciana se rendeu a marca e começou a estudar o plano de carreira, que vai de Consultora de Beleza, passa por Futura Diretora e vai até Diretora Nacional Executiva Elite de Vendas. “Aí eu entendi que minha mãe não estava doida, eu que estava por não ter escutado ela antes”, confessou Spirandelli.

Apesar de ter estudado o plano de carreira, Luciana nem imaginava que chegaria ao cargo mais alto da empresa. O objetivo dela era ganhar R$ 5 mil por mês, ajudar a mãe e ter tempo para cuidar da família. Com isso, Spirandelli garante que já estaria feliz, mas o futuro foi ainda melhor para a mãe da Luana e da Giovanna.

O que também chamou atenção de Luciana para a marca foram os valores da Mary Kay, que condiziam com os dela. “Quanto mais eu estudava, mais eu me apaixonava com a missão e os valores da empresa. A filosofia deles é Deus, família e carreira. Eu gostei dessas prioridades, até pela fundadora da marca ser uma mulher, que não queria ser milionária, mas queria sim dar oportunidades para outras mulheres”.

Luciana afirma que é tão empolgada com o trabalho que as pessoas mesmo já se interessam e perguntam sobre como fazer parte desse mundo cor-de-rosa. Com isso, Spirandelli conseguiu transformar a história de várias mulheres, inclusive, a segunda consultora cadastrada por ela, Quênia Melo, continua trabalhando na marca e também é diretora.

Outro caso de consultora que segue com ela há muitos anos é o da Andréa Fernandes, que também é Diretora Nacional. Sem nenhuma expectativa, ela conheceu a marca através de uma sessão de beleza feita por Luciana e acabou se encantando pelos produtos. Após quatro meses usando os itens, Spirandelli fez o convite a amiga, que aceitou entrar na empresa, mesmo que inicialmente pensando apenas em comprar com desconto.

“No primeiro mês eu já tive um retorno muito bom nas vendas e aí comecei a enxergar um pouco mais as oportunidades de carreira. Eu fui uma das primeiras consultoras da Lu, então nós estamos juntas desde o início, vivemos muito juntas. Para mim é um prazer e uma honra fazer parte da história que ela construiu, ter a liderança dela fez muita diferença no meu negócio”, afirmou Andréa.

“É uma coisa que a gente quer para vida, eu quero fazer parte da Mary Kay por mais 15, 20 anos… através disso, eu pude realizar o meu objetivo de vida que é poder ter um negócio, me sentir viva e produtiva, sentir que estou ajudando as pessoas e fazer um trabalho social de elevar as pessoas e ajuda-las a realizar os próprios objetivos, mas sem abrir mão da minha família, da minha qualidade de vida e flexibilidade de horários”, explica Luciana.

Luciana garante que o trabalho também proporcionou grandes realizações que ela nem imaginava que queria, como a troca com pessoas que ainda nem conhecia. O convívio com diferentes pessoas é enriquecedor, afirmou a diretora. “Eu fiz uma pós-graduação em Gestão Estratégica pela FGV que até acho que me ajudou, mas não tem livro ou curso que ensine sobre vida como trabalhar com gente”.

A uberlandense foi de Consultora de Beleza para Diretora Nacional de Vendas Independente, que é o topo da carreira, em apenas dois anos, três meses e quatro dias após entrar para a Mary Kay. Luciana chegou a bater um recorde latino-americano pela velocidade que foi de um nível para o outro. E, 5 anos depois ela ainda conquistou o nível máximo da carreira, tornando-se Diretora Nacional Executiva Elite, estando entre as 10 únicas pessoas no mundo Mary Kay a chegarem nessa posição.

Atualmente, Spirandelli tem equipe em Uberlândia e em todas as outras regiões do país, além de outros cantos do mundo, como nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, México e Peru. Inclusive, em 2022, ela fará uma viagem super especial para Londres junto com outras 12 diretoras nacionais que são descendentes dela.

“O legal é que você pode fazer o seu negócio e não precisa morrer de trabalhar, podendo fazer até à distância. É muito leve, não há aquelas metas como no mundo corporativo. Você faz tudo no seu tempo, sem pressão”, afirma Luciana.

Mas, para chegar lá na frente, a diretora afirma que falta preparo nas pessoas. Ela contou que estudou muito para chegar aonde está hoje e recebeu um suporte incrível da empresa para guiá-la.

“Você tem um sonho, mas não tem a retaguarda que te prepara. A Mary Kay tem! A empresa investiu e hoje tem uma plataforma de educação premiada, é como se fosse uma universidade de Mary Kay. A partir do momento que a pessoa vira consultora, ela tem acesso a muitos materiais e aulas para aprender”, contou Spirandelli.

De acordo com Luciana, a beleza da empresa é que não importa o seu nível social, mas sim o que você deseja atingir e quais são os seus sonhos. Até porque esse era o propósito de Mary Kay Ash, ajudar mulheres a alcançarem os objetivos e elevar a beleza única de cada uma.

O amor pela beleza e o trabalho continuam iguais ao de quando Luciana começou a carreira. Tanto é que, mesmo sendo diretora, ela continua fazendo o trabalho de consultora, com as sessões de beleza. “Eu continuo tendo o contato com as clientes, tenho clientes que estão comigo há mais de 15 anos. A gente nunca perde isso, eu continuo agendando as sessões”.

Não é à toa que Luciana já fez várias viagens com tudo pago para vários os cantos do mundo com a Mary Kay. A cidade de Dallas, no Texas, Estados Unidos, Spirandelli já visitou sete vezes, que é onde está localizada a sede da marca. “A gente tem esse reconhecimento internacional da empresa. É uma multinacional, é maravilhoso”.

O patamar que Luciana chegou hoje é inesperado e fez com que a questão financeira ficasse em segundo plano, ela afirma que quer apenas ajudar as pessoas. Assim como um dia foi ajudada, tanto pela empresa, como também pela família, que a apoiou.

Não apenas da mãe, Luciana também recebeu apoio do marido, Marco Antônio. Foi com o cartão dele que Spirandelli fez as primeiras compras de produtos da Mary Kay que ela iria vender.

Inclusive, as maiores vendas aconteciam nos fins de semana, quando as mulheres estavam em casa descansando. Com isso, Luciana precisava deixar o lar para participar das sessões e Marco Antônio cuidava das filhas. “Foi tão maravilhoso porque ele se aproximou muito delas”, disse Spirandelli.

Tudo isso foi deixando o lar da família com uma harmonia ainda melhor, já que todos estavam felizes com o trabalho que estavam desenvolvendo e ainda tinham tempo para estarem juntos. Até porque, Luciana afirma que esse é o lifestyle da marca, ter a união de Deus, família e carreira.

“Minha obrigação é estar bonita, com a pele bem cuidada, estar antenada com as tendências e viver o lifestyle. Se eu falo que a empresa dá qualidade de vida, eu não posso estar morrendo de trabalhar, eu sempre posto malhando porque eu tenho tempo para cuidar da saúde, do emocional, da família… Eu fui “obrigada” a ter uma qualidade de vida para que eu pudesse vender qualidade de vida, então é um verdadeiro lifestyle”, explicou Luciana.

Para Luciana, a maior prioridade de vida são os seus relacionamentos, principalmente a família. O trabalho possibilitou a ela construir relacionamentos duradouros, que é o que ela sempre gostou. “Família é muito isso, é uma construção, pois é algo duradouro. Nós precisamos dedicar tempo de qualidade para cultivar os relacionamentos, tanto do casal, das filhas ou das amigas”, contou Spirandelli.

Ao falar sobre a família e os relacionamentos, Luciana os remete a uma planta, pois precisam ser regados diariamente em momentos únicos em que o trabalho não seja o foco na mente, mas sim as pessoas que estão do lado.

Apesar de adorar fazer as viagens com as amigas e encontrá-las para bater papo, Luciana contou que os melhores momentos são sempre com o marido e as filhas. “Procuro fazer viagens em família todos os anos porque é quando eu realmente me sinto inteira, sem faltar nenhum pedaço. Porque quando estamos longe, um pedaço nosso está longe e ficamos preocupados, mas quando estou com eles eu finalmente consigo descansar”, contou.

É por isso que Luciana sempre investe um tempo de qualidade para a família, tudo com muita leveza e prazer, e com o celular desligado. Spirandelli quer passar isso para as filhas, que também recebem um exemplo de empoderamento, força e união feminina através da mãe.

“Eu tenho um ótimo relacionamento com as minhas duas enteadas e com a mãe delas. É muito bom essa construção de respeito e eu sempre converso muito com as minhas filhas sobre namoro, abusos, igualdade. É importante ter um bom relacionamento e diálogo, por isso sempre gosto de sair com elas e discutir sobre isso. Elas são quatro irmãs e eu sempre digo que elas precisam estar sempre unidas, uma protegendo e agregando a outra. A vida é feita de trocas”.

Luana, filha mais nova de Luciana, afirma que tem na mãe a maior inspiração de vida. “Ela é minha melhor amiga, minha heroína. Desde pequena eu olho para a minha mãe com muita admiração! Essa inspiração vai além do esforço de trabalho, pois também me inspiro no jeito dela de cuidar das pessoas e seguir seu coração”, disse a menina.

Esse grande exemplo também é dado a Giovanna, primogênita que foi crescendo a idade, enquanto a mãe crescia profissionalmente. Ela afirmou que se sente orgulhosa da trajetória de Luciana e a vê como um verdadeiro exemplo para todas as pessoas.

“Minha mãe sempre me apoiou, sempre esteve por perto. Eu me lembro de quando eu era pequena e tinham reuniões da Mary Kay em casa. Às vezes iam crianças e a gente ficava brincando enquanto minha mãe trabalhava. Ela sempre foi uma figura de muita dedicação. É um orgulho para mim, pois ela representa um exemplo de mulher trabalhadora, muito correta e justa, amorosa e carinhosa”, disse Giovanna.

Não só por si mesma, mas também pelas filhas, enteadas e todas as mulheres com que trabalha que Luciana faz questão de lutar pela igualdade. Apesar de reconhecer as conquistas que as mulheres já tiveram, Spirandelli acredita que ainda há muito “chão” pela frente.

“Eu falo para elas [filhas e enteadas]: ‘vocês vão ter que lutar muito’. A mulher tem que fazer o dobro para receber metade do reconhecimento, ainda é assim. Vem melhorando, mas a passos muito lentos. Temos que trazer a verdade à tona porque ainda existe sim muito machismo”, afirma.

É assim que Luciana mostra que as ambições dela vão muito além de si mesma, ela quer fazer diferença para sociedade como um todo. Mudar a vida de mulheres e transformar o futuro das pessoas de uma forma mais igualitária e justa.

E engana-se quem pensa que esses ideais de empoderamento feminino vêm acompanhados da falta de si cuidar, muito pelo contrário. Luciana afirma que beleza é autoconhecimento, é saber o que fica bem em você, quais as pessoas você quer do seu lado. Não é algo fútil, como as pessoas costumam achar, é uma junção de coisas e principalmente da pessoa se sentir bem com ela mesma.

Com a Mary Kay, Spirandelli trabalha nas mulheres o amor de fora para dentro. “A autoestima não é só de dentro para fora. Aquele dia que você não está bem, mas precisa sair, é só você colocar um salto e um batom vermelho que sua energia já muda. A pessoa se transforma”.

Resumindo em uma palavra, Luciana diz que a pessoa bonita é aquela que tem equilíbrio. É a pessoa que sabe aonde pode e deve estar, cuida do emocional, cuida de si e principalmente: se ama.

A empresária lembra do mandamento bíblico, que diz “ame o seu próximo como a ti mesmo”, por isso para ela é tão importante ter o amor próprio e se sentir bem consigo mesmo. O autocuidado é necessário e é isso que ela tenta passar com os produtos e as sessões de beleza da marca em que trabalha.

Com isso, Luciana tem a junção de tudo que ama e acredita. Sendo talvez esse o segredo para uma vida próspera e de sucesso, que inspira tantas mulheres. Trabalhar com aquilo que vá além de um emprego, mas que será um verdadeiro propósito e que o resultado agregue não só a você, como a todos ao seu redor.

 

Carro cor-de-rosa

Quem nunca achou inusitado ver um carro cor-de-rosa na cidade? O veículo virou um símbolo das representantes da Mary Kay, que ganham o carro como um presente da marca ao se tornaram Diretora de Vendas.

Há vários modelos de carros que as representantes podem conquistar e Luciana confidenciou que a consultora pode optar por escolher o veículo de outra cor, mas que adora a cor rosa no carro.

“Eu já estou no meu 6º carro cor-de-rosa, é uma BMW X4. É um carro que chama atenção e as pessoas sempre me perguntam sobre ele. O interessante do carro rosa é que as pessoas olham pra gente sorrindo. Ou elas acham engraçado ou acham bonito, mas a cor remete a um sorriso. Eu vejo essa diferença de quando eu estou no carro do meu marido, que é cinza, e quando estou no meio”, contou Luciana.

Neste ano, Spirandelli completa 15 anos andando com o veículo presenteado pela empresa. Essa foi uma conquista que ela realizou junto com a mãe no primeiro ano de trabalho. “Nós fomos as primeiras mãe e filha do Brasil a termos cada uma o próprio carro rosa”.

 

2022

Com muita autonomia do trabalho, Luciana e outras mulheres que trabalham com a marca criaram um projeto. Todos anos, elas criam uma frase tema para trabalharem juntas ao longo do ano, independente da Mary Kay.

Com esse trabalho em conjunto, elas aprendem umas com as outras e se empurram para frente. Em 2020 o tema foi SuperAção e em 2021 foi Celebração para que as pessoas lembrem de ser gratas e comemorarem cada detalhe da vida, como ter saúde. Já em 2022 foi lançado a temática Cor(&)Ação.

“A gente precisa de muita cor na vida, de uma vida colorida, até porque remete a diversidade. A ação também porque sempre trabalhamos os nossos temas assim, a capacitação é importante, mas a ação é ainda mais importante para implementar o que foi aprendido. Temos que ter cor e ação, esse ano vamos colorir muitas vidas”, afirma Luciana com entusiasmo.

Bate-bola

Luciana: alegria, leveza e equilíbrio.

Um sonho: que as pessoas encontrem liberdade e autonomia.

“Quanto mais pessoas acessarem essa autonomia que Deus nos dá e essa liberdade de ser quem a gente quiser ser, mais as pessoas serão realizadas e consequentemente mais felizes”.

Uma realização: Minha família e minha casa.

“Estar construindo a minha família é uma realização, mas ainda há muito por vir. Uma realização pronta é minha casa que sonhei por mais de 10 anos, eu desenhei ela no papel”.

Família: Tudo, minha base.

Amor: Generosidade.

Fé: Luz, direcionamento e condução.

“É a condução porque a gente tem o livre arbítrio para nós errarmos, mas acho que tudo já estava definido. Deus estava conduzindo, precisamos ser menos pretensiosos. É tudo dEle, para Ele e Ele está conduzindo”.

Mary Kay: Estilo de vida.

Um livro: “Milagres Que Acontecem” – Mary Kay Ash e “A Lei do Triunfo” – Napoleon Hill.

Uma música: Mineirinho – Só Pra Contrariar

“Toda vez que eu sou chamada no palco em qualquer lugar do mundo, tocam uma música e a minha é essa porque eu quis honrar as minhas raízes. Esse mineirinho de ‘comer quietinho no meu cantinho boto pra quebrar’ porque sou mais reservada”.

Um lugar: Minha casa.

Uma comida: Italiana.

Uma frase: Você pode mais

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