Conheça os benefícios do planner, a ferramenta que te auxilia sua rotina, planejamento e organização de metas, gastos, trabalho, estudos e muito mais
Manter uma rotina organizada é o desejo de muitas pessoas, mas a prática nem sempre é uma tarefa tão fácil de se realizar. Afinal de contas, o ritmo acelerado e a conciliação de muitos afazeres diários, como cuidar dos filhos, da casa, estudos, trabalho e atividade física acaba deixando essa vontade muito distante de ser alcançada, e em vários casos, a desorganização toma conta.
É comprovado por estudos que a desorganização está relacionada com altas taxas de cortisol, ou seja, o hormônio do estresse, que pode afetar a produtividade e até mesmo a saúde mental e física. Por isso, é tão importante que essa “baguncinha” seja minimizada ao máximo e dê espaço para uma rotina mais leve.
Uma ferramenta muito importante para ajudar a dar um passo em direção à tão sonhada rotina organizada é o planner. E, diferente do que muita gente pensa, essa ferramenta não é uma simples lista de tarefas diárias ou uma agenda, mas sim um gestor de atividades. E existem diferentes modelos para fazer esse planejamento, a fim de atender a diversidade de rotinas e gostos pessoais.
Os planners de atividades pessoais mais usados são os diários, semanais, mensais e anuais. Eles podem ser encontrados em lojas e sites em formato de agenda ou até mesmo como blocos individuais.
Comece com um planejamento mais geral usando o planner anual, inclua nele atividades que devem ser feitas anualmente, como consultas médicas e odontológicas de rotina. Os mensais e semanais são mais detalhados, por isso, separe um momento no início da sua semana ou mês para anotar todos os seus compromissos importantes. Se sentir a necessidade, inclua um planner diário, que contenha horários e tudo que você precisa para cumprir os afazeres.
Da mesma forma, o planejamento financeiro pode ser anual e mensal. Comece listando todas as suas contas anuais, um exemplo são os impostos. Já para a organização mensal, mantenha sempre um calendário de vencimentos fixos, podendo também ser em formato de lista ordenada dos primeiros para os últimos vencimentos. Então, tudo que tem uma data fixa de vencimento mensal deve ser listado, para que nada seja esquecido, e suas contas fiquem sempre organizadas, como aluguel, condomínio, mensalidade de escola, contas de água e energia, contas de celular e internet e cartão de crédito.
Não se esqueça de ter uma pasta sanfonada anual para arquivar as contas com seus respectivos comprovantes por categorias. Pagou, guardou!
Quando se trata de planejamento de atividades de casa não há uma regra, o planner precisa ser muito personalizado de acordo com a rotina e realidade da casa. Uma sugestão é começar listando todas as atividades que devem ser realizadas por cômodos, por exemplo, a sala: passar aspirador no sofá e no tapete, tirar o pó dos móveis e limpar o chão. Tendo detalhado cada cômodo, fica mais visível as tarefas semanais, quinzenais e mensais. Por fim, designe os responsáveis por cada função e mantenha esse planner em local de fácil acesso.
Para as pessoas que preferem algo digital, alguns aplicativos podem ser explorados. O Trello é uma ótima opção, e ele está disponível tanto para celular, quanto para desktop.
Link com planners gratuitos desenvolvidos por mim disponíveis para download https://www.canva.com/design/DAEufwrFQS8/2uy4DhBsODFxR3j4zTpfAw/view
Personal Organizer apaixonada pelo mundo da organização
Instagram: @giovanna.organiza