ONG CASA do Menor Nova Canaã é referência em atendimento a crianças carentes em Uberlândia
Atendendo 160 crianças em dois turnos, a instituição recebe apoio da influenciadora Thássia Naves
A história da criação da Casa do Menor Nova Canaã teve início em outubro de 1977. A instituição começou primeiramente como o Grupo de Oração Maranathá, fundado por Rosicler Maria de Camargos Cunha, conhecida como Dona Rosita. Anos depois da criação do grupo, ela viajou para Campos do Jordão-SP, onde observou que não existiam crianças vagando pelas ruas. Foi aí que ela descobriu que naquela cidade do interior paulista tinha uma casa construída por um Frei que oferecia cuidado e carinho aos menores de idade.
Ao retornar para Uberlândia, Dona Rosita, acompanhada dos demais membros do grupo Maranathá, decidiu construir um espaço que pudesse acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
O terreno onde futuramente seria erguida a sede da ONG foi doado pela Prefeitura Municipal de Uberlândia em 1998. No mesmo ano, o grupo deu início às obras, que só foram concluídas oficialmente e inaugurado o atendimento às crianças em fevereiro de 2001.
A ONG Casa do Menor Nova Canaã desenvolve um trabalho extra-curricular com crianças e pré-adolescentes. Atualmente, são atendidas 160 crianças na faixa etária de 6 a 14 anos em dois turnos. É obrigatório que todos os participantes do projeto, estejam matriculados na rede Estadual ou Municipal de Ensino.
Na lista de atividades oferecidas pela instituição estão atendimento às crianças e adolescentes, proporcionando atividades que estimulem o desenvolvimento físico e socioafetivo, atividades pedagógicas que permitem ao aluno vivenciar conteúdos vistos na escola, facilitando assim a aprendizagem, oferecer oportunidades de integração da criança ao meio social ensinando noções de responsabilidade, limite, solidariedade, respeito ao próximo e pelo bem comum.
Completando 20 anos de atividades, pela Casa do Menor Nova Canaã já passaram inúmeros jovens que foram capacitados para serem pessoas do bem. Um trabalho realizado por uma cadeia de funcionários fixos e inúmeros voluntários. Entre essas pessoas, está Ana Lúcia Vieira Fernandes, carinhosamente conhecida como Tia Aninha, que segue atualmente como presidente da ONG.
Entre as atividades da instituição que recebe subvenção da Prefeitura de Uberlândia, está a oferta de aulas de informática, artes, reforço escolar, natação, atendimento psicossocial e até odontológico.
Atualmente, os trabalhos na casa estão suspensos temporariamente em função da pandemia da Covid-19, mas todas as crianças matriculadas continuam sendo assistidas pela ONG. “Estamos enviando uma cesta básica todos os meses a fim de continuar com nossa missão”, explica Aninha.
Sobre a possível retomada das atividades, a presidente explica que é necessário aguardar as decisões da Prefeitura e do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Tia Aninha acredita que muito em breve os trabalhos deverão ser retomados para a alegria não só das crianças, mas também dos funcionários e voluntários que fazem parte da Casa do Menor Nova Canaã.
Com uma extensa lista de voluntários e pessoas que acreditam na missão da Casa do Menor Nova Canaã, há uma pessoa que se destaca, a influenciadora digital, Thássia Naves. Ela promove uma vez ao ano um bazar beneficente em que toda a renda arrecadada é destinada para a ONG. O evento já se tornou fixo no calendário de atividades da cidade, sendo sempre aguardado ansiosamente pelos mais de 3 milhões de seguidores que a acompanham nas redes sociais.
“Minha história com a Casa do Menor Nova Canaã é longa e cheia de amor. Minha avó Elce Rezende é voluntária da casa há muitos anos e participa do clube de mães, em que eles produzem artesanato para vender e toda a renda arrecadada vai para a ONG. Desde o primeiro momento em que visitei o projeto, me senti tocada e emocionada com a força daquelas crianças”, diz a influenciadora.
São realizados também ao longo do ano, diversos eventos solidários, tudo com o propósito de arrecadar fundos para custeio das despesas. Aninha Vieira explica que existem outras formas para que as pessoas interessadas em colaborar possam ajudar. “Estamos abertos para qualquer tipo de doação, toda ajuda é sempre bem-vinda. Quem desejar contribuir financeiramente, basta entrar em contato com nossa equipe que enviamos um boleto bancário com o valor estipulado pelo contribuinte”.
Para os interessados em ajudar voluntariamente, a ONG informa que, no momento, as atividades seguem suspensas. Assim que retornar as atividades, os interessados podem agendar um horário para visitar a instituição e conhecer o projeto.
A ONG Casa do Menor Nova Canaã está localizada na Avenida da Carioca, 1335 no Bairro Morada da Colina. Outras informações: (34) 99666-5657.
Jadir Júnior | Redação
Olá. Tenho vacinas para crianças de até 5 anos para doar! São vacinas que protegem contra um tipo de meningite.
Quero trabalhar como voluntária aí com vocês. Como faço?