A importância de aprender inglês para o futuro profissional

A importância de aprender inglês para o futuro profissional

A importância de aprender inglês para o futuro profissionalA importância de aprender inglês para o futuro profissional

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), os 10 anos são a melhor idade para aprender um novo idioma

Em meados da década de 80, dominar um idioma estrangeiro era uma linha luxuosa em qualquer currículo. Você não deixaria de conseguir um emprego na sua área caso não falasse a língua inglesa, portanto não se tratava de uma qualificação que todos buscavam, mas era um brilho que mostrava um diferencial ainda a ser explorado pelos empregadores. Naquela época, a ideia era graduar-se e ir à luta.

Nos anos 90, o mercado de trabalho ainda reservava aos que sabiam a língua inglesa, nichos mais específicos, como empresas aéreas, hotéis e, evidentemente, cursos de idiomas. Para os outros setores, o inglês era muito bom, caso o objetivo fosse ter uma posição de gestão em alguma empresa de maior porte.

Hoje – 2021 – um currículo sem mencionar qual conhecimento da língua de Shakespeare você tem é praticamente algo impensável. Qualquer empresa grande, dependendo da vaga que você busca, sequer segue adiante na leitura do currículo de um candidato sem, ao menos, um nível de inglês intermediário.

Um motivo para isso é que a tecnologia e a internet fizeram o mundo ficar menor. Hoje estamos a poucos cliques de distância de qualquer artigo, texto, vídeo ou o que for na língua inglesa. Eu costumo falar que aprender inglês é saber de qualquer informação antes. Por quê? Porque você vai direto à fonte ao invés de ter que contar com a destreza de um tradutor.

Ao contrário de 30 anos atrás, hoje o brasileiro conseguiu entender que se pode aprender um outro idioma desde pequeno. Mas assim, pequeno mesmo. Ao começar a engatinhar.

Em 2019, a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) estimava que o Brasil já tinha mais de 1200 escolas bilíngues ou com algum programa bilíngue no país. Os pais com mais recursos começaram a colocar os pequeninos a já aprender que “old Mcdonald had a farm” ao mesmo tempo em que cantavam “parabéns a você” aos coleguinhas.

Em comparação ao resto do mundo, demoramos um pouco, mas nunca é tarde para corrigir um déficit profissional em um mundo cada vez mais competitivo.

Fábio Emerim

Publicitário formado em inglês desde 1992

Realizou trabalhos de traduções de manuais técnicos e em empresas aéreas

Professor da língua inglesa

Criador da página @Dicas_de_Ingles, o maior perfil de dicas da língua do Twitter no Brasil

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *