APAE: A importância do brincar e da inclusão

APAE: A importância do brincar e da inclusão

APAE: A importância do brincar e da inclusãoAPAE: A importância do brincar e da inclusão

Atualmente, a instituição atende 370 usuários e as respectivas famílias

A APAE Uberlândia é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos que oferece serviços de assistência social, saúde e educação, a qual faz parte do maior movimento social do país, sendo referência nacional no atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual, Múltipla e Autismo.

Possui como objetivo promover a reabilitação da pessoa com deficiência intelectual e a qualidade de vida, juntamente com a família de forma continuada, por meio dos serviços e programas.

Hoje, a Instituição conta com uma Diretoria constituída 100% com pais de usuários, tendo como presidente a Senhora Vonilia Dias Custódia, e na gestão a Diretora Geral, Mirelle Vilela de Freitas Guimarães, que, por oito anos, desenvolve esse papel à frente a Instituição e, por quase 20 anos, como colaboradora. A direção busca constantemente, junto à equipe, novas frentes de atuação no campo das ações sociais, culturais, educacionais, lazer, entre outras. Assim, formulando propostas inovadoras de acordo com a realidade, para o enfrentamento das mais diversas situações que se apresentam diariamente na Instituição, para manter-se em plena funcionalidade na excelência do trabalho.

No mês das crianças a Psicóloga Grace Mara, que atua na área da Psicomotricidade por 33 anos na APAE, enfatiza muito a importância do brincar, pois por meio do brincar, a criança desenvolve habilidades motoras, afetivas, sociais e cognitivas, como atenção, memória, imitação e criatividade.

A criança, na fase inicial de vida, interage com o meio através dos objetos, essencialmente pela apresentação do adulto a esse universo, em uma relação carregada de afeto e de muito conhecimento a respeito do universo cultural e simbólico. Neste sentido, não basta uma caixa cheia de brinquedos, é preciso brincar com as crianças, apresentar-lhes as possibilidades de uso e, sobretudo, estar atento para as novas possibilidades de uso que a criança cria na interação com os objetos e pessoas para, a partir daí, ter uma troca afetiva de conhecimento e brincadeiras com as crianças.

No brincar, a criança explora situações e manipula objetos, sente as características do objeto nas mãos: forma, cor, textura, cheiro, temperatura, podendo usá-lo como mediador das relações e para compreensão do mundo. O brincar, naturalmente, também é meio para alcançar objetivos de Estimulação Precoce: desenvolvimento das habilidades motoras ampla e fina, controle postural, desenvolvimento de habilidades perceptuais e intelectuais, aquisição de linguagem e integração de habilidades cognitivas.

O brincar compreendido como um instrumento potencialmente favorável à estimulação e como uma atividade espontânea e criativa é a porta principal do processo terapêutico para crianças que não brincam ou têm dificuldades nessa atividade, e nesse grupo estão às crianças com autismo.

O autismo prejudica quase sempre a iniciativa de uma criança e essa falta de iniciativa constitui um dos aspectos mais prejudiciais para a aprendizagem e progresso. E apor meio do brincar é possível: aumentar o contato visual, intensificar a interação social, permitir a troca de turno, ampliar a comunicação verbal e não verbal, proporcionar autonomia, ensinar a observação, sustentar a atenção e estimular o brincar funcional, habilidades necessárias para o desenvolvimento de crianças com TEA. Por tudo isso, o brincar é para a criança, a coisa mais séria do mundo!

Mirelle Vilela

Diretora Geral da APAE Uberlândia

Dentre várias ações, são realizadas constantes campanhas para contribuições através das contas bancárias e Tele APAE.

Caixa Econômica

Ag: 1537 – OP – 003 – Conta: 976-5 –
Pix: 34 99969 – 0973

Banco do Brasil
Ag:98-1 – Conta:203041-1
Pix: financeiroapaeudia@yahoo.com.br
CNPJ: 177899910001/36

TELE APAE: 3216-7177

Revista Soberana

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