Crea-MG entra na maioridade digital com foco na excelência do atendimento

Crea-MG entra na maioridade digital com foco na excelência do atendimento

Crea-MG entra na maioridade digital com foco na excelência do atendimento

Crea-MG entra na maioridade digital com foco na excelência do atendimento

Dentre os avanços registrados, está a rapidez no retorno da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) quitada

Alinhado com as demandas atuais da sociedade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) terminou a gestão 2018/2020 com os últimos ajustes para a nova plataforma de serviços online, o Sitac. Um Conselho com 100% de atendimento digital é um desafio e tanto. O projeto, que vinha sendo desenvolvido desde 2018, mobilizou diretores, conselheiros, inspetores, funcionários e outros colaboradores no sentido de desburocratizar e ampliar a oferta de serviços online, garantindo mais agilidade e eficiência. Com esse banco de dados único, agregando as informações de mais 17 sistemas, o Crea-MG entrou em sua maioridade tecnológica.

Disponível desde o dia 4 de janeiro de 2021, o Sitac mudou a maneira de os usuários se relacionarem com o Conselho. Nesses seis meses, todos os serviços foram oferecidos de forma online e 100% digital, conectando o Conselho com o futuro. E também oferecendo mais segurança, especialmente durante a pandemia de covid-19. Nossa estimativa é que o atendimento presencial teve uma redução de 70%. Esse é um processo de transformação da nossa cultura, a forma de prestarmos os serviços, de atendermos e de nos relacionarmos com os profissionais, as empresas e a sociedade.

Desde a implantação do novo sistema, já foram realizados mais de 500 mil atendimentos. Dentre os avanços registrados, está a rapidez no retorno da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) quitada, que, com o novo sistema, é atualizada a cada meia hora. Com isso, o profissional obtém o documento com mais celeridade, o que facilita o recebimento de honorários e o protocolo de processos no serviço público, que, muitas vezes, se encontram vinculados à ART devidamente quitada. Além das informações relativas às ARTs, o sistema atualiza anuidades e outras receitas a cada 30 minutos. Já os dados cadastrais, necessários para emissão de Certidão de Acervo Técnico (CAT), são atualizados três vezes ao dia, na hora do almoço, no final da tarde e de madrugada.

O processo de migração para o novo sistema envolveu o tratamento de cerca de 40 bilhões de dados, que foram analisados, saneados e transferidos para o Sitac. O novo sistema continua passando por ajustes com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento e a relação com os profissionais. Pelo volume de dados que foram trabalhados, temos um baixo índice de inconsistências e, no geral, alcançamos um bom resultado. É natural que depois de uma implantação dessa magnitude fossem necessários ajustes, mas temos um bom índice de correção de problemas e um fluxo para entrada das demandas que tem funcionado bem.

Além do atendimento externo, com o novo sistema, os processos internos também passaram a tramitar de forma eletrônica. A nova forma de trabalhar está chegando às Câmaras Especializadas. Desta forma, os conselheiros vão receber, analisar e relatar processos sem que haja a necessidade de papel circulando. Isso traz uma comodidade e uma segurança jurídica para os nossos diversos públicos. O Sitac provocou uma revolução digital no Crea-MG e estabeleceu um novo patamar na prestação de nossos serviços.

Lucio Fernando Borges Engenheiro civil // Presidente do Crea-MG

 

Revista Soberana

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