O desafio do retorno às aulas e as tendências
“Vivemos o ensino remoto emergencial, utilizando soluções tecnológicas que pudessem manter o ensino e minimizar perdas”
O retorno às aulas de forma segura e com planejamento é o grande desafio mundial. Neste cenário, o Brasil é um dos países que manteve as escolas fechadas por mais tempo. A queda no rendimento e a evasão escolar serão reflexos que aumentarão as desigualdades educacionais existentes no país. Faz-se necessário de forma gradual e com todos os cuidados a volta as salas de aula, pois além da crise sanitária, temos uma crise social com índices alarmantes de desemprego, fome, pobreza, falências e queda de renda acentuada.
Durante a pandemia vivemos o ensino remoto emergencial, utilizando soluções tecnológicas que pudessem manter o ensino e minimizar perdas. Porém, sabemos que nem todos os alunos e classes sociais puderam ser beneficiados com a tecnologia. Os mais jovens, em processo de alfabetização, e aqueles com menos recursos foram os mais afetados pela falta do ensino presencial. Alia-se a este item o desgaste psicológico das famílias, onde o ambiente familiar foi transformado em sala de aula e os pais alçados à condição de orientadores educacionais.
Algumas tendências da Educação pós-pandemia já são realidade:
1) Ensino Híbrido – A combinação entre o presencial e o virtual que permite que o aluno possa rever conteúdos e potencializar o conhecimento adquirido. A incorporação tecnológica no cotidiano educacional é irreversível.
2) Aulas Colaborativas – A conectividade do mundo e o pensamento das ações de forma coletiva e não individual, desenvolveu o sentimento de colaboração.
3) Criatividade e Inovação – A necessidade de aulas que buscassem o envolvimento e a participação dos alunos, será uma constante no pós-pandemia. A Tecnologia deverá ser utilizada para elaboração de aulas criativas e que despertem nos alunos a busca de modelos inovadores. Como exemplos práticos de ferramentas que permeiam esse item temos o uso de Pílulas de Conhecimento e a Gamificação.
4) Higiene e Cuidados – As medidas de segurança e cuidados serão mantidas nas escolas como essenciais.
Esse contexto exigirá das escolas uma qualificação e uma organização pedagógica e administrativa que promova a integração entre o presencial e o virtual. Os professores precisam de treinamento e suporte para incorporar a tecnologia e utilizar as novas tendências para um ensino mais produtivo. Também exigirá das escolas e do poder público o investimento em tecnologia, estrutura e acesso aos mais carentes, pois como observamos, as mudanças são irreversíveis e aumentarão a desigualdade educacional. Esperamos, com segurança, retornar as salas de aula, pois não existe ambiente virtual que substitua sozinho de forma plena o aprendizado e a troca de experiências vivenciadas no modelo presencial.
Mestre em Administração de empresas na UNITRI
Módulo cursado na Saint Louis University em Chicago
Especialista em gestão de qualidade e custos
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