Novo normal: como a pandemia afetou a nossa alimentação, bem-estar físico, mental e social
Para tudo estar em boa sintonia, devemos saber usar o tempo ao nosso favor e ficar atentos ao planejamento, autodisciplina. Nesta etapa, consciência alimentar é a palavra-chave para o sucesso
Durante os últimos meses, aprendemos a nos preocupar ainda mais com detalhes da nossa rotina, a boa alimentação é um deles. Com tantas mudanças na saúde e nos hábitos de vida, estamos nos adaptando a uma nova forma de viver, mesmo que, em alguns aspectos, essas alterações sejam momentâneas, dentro ou fora de casa.
Nunca estivemos tão atentos e preocupados com a assepsia das mãos. Entre diversos ensinamentos que essa fase está nos dando, nunca a palavra saúde entrou com tanta importância em nossas vidas. No que se refere à alimentação, qualidade de vida, fazer ou não boas escolhas, a pandemia mudou nossos hábitos? Será que chegou o momento de estarmos mais preocupados com a saúde interior, espiritual, ou somente com um padrão de beleza? E a resposta é sim, todo esse envolvimento entre causa e consequência da doença acaba potencializando melhores hábitos, deixando muitos de nós mais “antenados”.
Temos observado várias pesquisas sobre o comportamento da população e visto no consultório o aumento do consumo de vitaminas, principalmente as que participam do sistema imunológico (como vitamina A, C, E e D), além de minerais antioxidantes, como zinco e selênio. No entanto, vale ressaltar a importância de não fazer auto prescrição.
É essencial procurar um médico, nutricionista para acompanhamento, visto que somente os parâmetros bioquímicos são eficientes para direcionar se há necessidade da suplementação. Dentro do conceito da saúde e sustentabilidade, também tem sido registrado aumento do consumo de produtos orgânicos, os quais apresentam menor teor de substâncias tóxicas.
A relação de causa e efeito dos benefícios nutricionais na saúde também inclui os nutrientes e fitoquímicos que apresentam funções específicas antioxidantes e anti-inflamatórias. Amantes de um prato saudável e colorido puderam aproveitar o home-office para escolher as opções da semana do cardápio com mais calma, leveza, priorizando a comida de verdade.
Os que deixaram o preconceito de lado ao fazer compras de alimentos on-line perceberam que é extremamente funcional receber os produtos em casa, bem embalados, higienizados, cortados e organizados, trazendo uma realidade de autocuidado, autoamor, autogentileza. Tornaram-se adeptos dessa prática neste novo normal a oferta aos filhos de sucos naturais, vitaminas e salada de frutas, que passaram a ser feitos com mais frequência, aumentando o consumo de frutas, uma verdadeira farmácia interior sendo ativada.
Vale lembrar que, para tudo estar em boa sintonia, devemos saber usar o tempo ao nosso favor e ficar atentos ao planejamento e autodisciplina. Nesta etapa, como em diversas outras da vida, consciência alimentar é a palavra-chave para o sucesso. Determine o período para o trabalho, para o descanso e para o lazer.
Se permita viver o momento presente, para o preparo das refeições e desfrute-as à mesa. Saiba comer por prazer e fazendo boas escolhas, isso é essencial para nossa saúde, ainda mais neste momento em que o importante é ficar atento, cuidar de si e dos outros. Contribua optando por uma boa alimentação! Faça boas escolhas alimentares. Vem comigo, eu te ensino viver este processo!
Nutricionista Clínica Comportamental Master Coach
Graduanda em Psicologia
Atendimentos Clínica Vitis Medcenter – (34)3239-2200