Moda da Coroa: Simbolismo, Tradição e Atitude!
Conheça a moda e as regras por trás da monarquia britânica
Quando o assunto é moda feminina, em quem você se inspira? Muitas mulheres adoram as roupas, calçados e acessórios da família real britânica, além de nós amarmos as polêmicas que ronda essa família, não é?! E não para menos, a Rainha Elizabeth e as Duquesas, Kate Middleton e Meghan Markle, dão sempre um show de beleza, luxo e elegância. E o que dizer dos exemplos de estilo que a Princesa Diana deixou? Até hoje Lady Di inspira milhares de mulheres.
Se você ainda não conhece todas as tendências da realeza, vale a pena descobrir e se inspirar também. Aliás, nessa história toda, tem algumas curiosidades. Você sabia que as mulheres da realeza precisam seguir várias regras? Algumas são inusitadas. Separei um pouco para vocês.
Como é a moda feminina da família real britânica?
Cada mulher da realeza tem um estilo próprio. Algumas são mais discretas, outras seguem uma moda dramática. O bacana é que você pode misturar as tendências de cada uma para usar no dia a dia e em momentos especiais. Então, basta ficar de olho na sua monarca preferida e montar seu look.
The Crow: A Poderosa Rainha!
A Rainha Elizabeth II, em compromissos sociais, adora usar vestidos e conjuntos de saia e casaquinho de cores vibrantes. É muito comum ver a monarca vestida de verde, roxo, pink, laranja, vermelho e amarelo. A rainha esbanja alegria por onde passa. Os tons chamativos são justamente para que ela não passe despercebida. As cores vivas, os chapéus de flores e as joias representam a rainha Elizabeth. Já em momentos mais formais, como, por exemplo, em casamentos ou em encontros com chefes de estado, ela prefere roupas de tons claros e discretos, branco e azul são dois clássicos. Outras características marcantes da mãe do Príncipe Charles são as luvas pretas e os chapéus com detalhes de flores. Os sapatos favoritos da rainha são os da marca Anello & Davide of Kensington. A rainha usa sapatos assinados pela marca há 50 anos, e as peças são tão detalhadas que são feitas à mão. Inclusive, é necessário a mão de obra de quatro pessoas para confeccionar apenas um par. O precinho do sapato da Betinha convertido em reais é aproximadamente R$5.000,00. Mas, além de parecerem super confortáveis, os sapatinhos ficam muito estilosos na rainha, não é mesmo?
Bolsinha preta
A bolsinha preta parece um mistério! Afinal, por que uma rainha tem que carregar bolsa? Na verdade, assim como quase todas as mulheres, Elizabeth carrega itens básicos em sua bolsinha. Entre eles estão presentes o batom, balas de menta, óculos de leitura, espelho. Também há rumores de que ela carregue alguma quantia em dinheiro trocado para fazer doações às igrejas. Além disso, a bolsinha preta da marca britânica Launer serve como um código entre a rainha e os assessores. Ela se comunica através do posicionamento da bolsa, sinalizando informações discretamente. Por exemplo: ela consegue avisar a equipe através de um posicionamento da bolsa que quer se livrar de uma conversa sem ser indelicada. Um ícone, não é?! Acho que também quero uma bolsinha para me livrar de conversar indesejadas.
A Princesa do Povo: Lady Di
Ela fez história na moda mundial com um guarda-roupa repleto de estampas de poás, florais e muita alfaiataria. Muito antes de se falar em upcycling, ela não tinha medo de repetir peças em público, reaproveitando looks com truques de styling. Lady Di chegou quebrando paradigmas. Uma das maiores tendências que ela trouxe foi o power dressing, um aspecto da moda feminina que dava mais liberdade para moças e senhoras.
A moda feminina e o comportamento de Lady Di sempre foram grandes exemplos. O power dressing é marcado por calças de cintura alta e de alfaiataria, ternos e blazers com ombreiras e até cabelos com cortes mais curtos. Ou seja, tudo que, antigamente, era mais comum ver em homens. Com o passar do tempo e, claro, com a atitude de mulheres poderosas, os padrões da moda se transformaram. Outra tendência da princesa era o color blocking, que compõe looks por blocos de cores, além disso, o xadrez também fazia parte do closet da belíssima. Diana não tinha medo de ousar, até joias a princesa usava de formas diferentes. Em maio de 1986, ela usou uma faixa de cabelo feita de safiras, que depois foi reaproveitada como gargantilha. Diana não tinha medo de separar um conjunto de duas peças para fazer vários looks diferentes. Muito menos medo de repeti-los. Dois anos depois que a princesa Diana usou um vestido floral marcante para encontrar o presidente da Nigéria, ela reciclou o mesmo com uma saia diferente para um jantar em Seul, na Coréia do Sul.
A bolsa Lady Dior
Impossível falar da moda feminina da princesa Diana sem citar as bolsas icônicas. Em 1994, a grife de luxo Dior lançou uma bolsa, até então, chamada de Chouchou. Dois anos mais tarde, esse mesmo acessório foi escolhido por Bernadette Chirac, ex-primeira-dama francesa, para presentear Lady Di. A princesa gostou tanto do modelo que logo comprou todas as outras cores. E mais, a bolsa se tornou um sucesso no mundo inteiro, em apenas um ano, vendeu mais de dez mil unidades. Isso fez com que a Dior mudasse o nome da bolsa para Lady Dior, em homenagem à princesa. Que tal apostar nesse acessório-desejo lindo, chique e versátil? Até hoje o modelo é uma febre!
Deixando a realeza mais Clean: Kate Middleton
Chegou a vez de falarmos da primeira nora do Príncipe Charles. A bela é apaixonada por roupas de cores mais suaves, além de rendas e estampas florais. Ou seja, é um estilo mais discreto e romântico. Kate criou essa imagem de uma garota simples com roupas cotidianas, abandonando os serviços dos estilistas. Infelizmente, essa imagem foi bastante criticada pelo público — foi considerada simplista demais para uma duquesa. Kate é o “rosto” da monarquia britânica, assim como será a representação da futura realeza. Ela não pode se dar ao luxo de estar muito na moda, esquecendo das tradições históricas. Ao contrário, por exemplo, de Megan Markle, cujo marido ocupa apenas o sexto lugar na fila para o trono. Todas as imagens da Kate são limitadas pelos valores tradicionais britânicos, que são atemporais e não necessariamente seguem a moda do momento. Só é possível adicionar toques de modernidade, cuidadosamente, aos looks. Portanto, podemos ver a Duquesa em trajes com ombros levemente à mostra ou em vestidos drapeados, mas nunca em collants de leopardo, jaquetas bomber ou oversized. Kate veio para acalmar um pouco a realeza, afinal tudo que a Rainha gosta e de discrição.
A Polêmica Megan Markle
Por fim, vamos mostrar o encanto de Meghan Markle. A jovem é uma seguidora da moda minimalista. Isso explica os looks sociais com cores claras e recortes bem retos. Já para momentos mais despojados, a duquesa adora calças jeans e, também, as de alfaiataria. Tudo muito no estilo “menos é mais”! A Duquesa de Sussex percorreu um longo caminho até chegar nas produções que vemos hoje. Nos anos iniciais de sua carreira, antes dos dias como realeza, as escolhas de Meghan eram dignas de uma atriz hollywoodiana, com muito brilho e peças glamourosas. Antes de se casar com Harry e se tornar oficialmente um membro da realeza britânica, Meghan sempre apostava em looks com peças mais fashionistas e descoladas, adicionando itens clássicos e sofisticados para equilibrar o visual. Até para looks casuais a atriz adicionava uma peça clássica, como a camisa branca. Em eventos e festas, Meghan seguia uma linha mais sexy, brincando com comprimentos e silhuetas. Desde o casamento real e a partir de suas primeiras aparições reais, Meghan teve que abrir mão de algumas peças e tendências que não são permitidas pelo dress code da família real. Os looks da musa durante seu período como Duquesa de Sussex se resumiam em produções monocromáticas ou ton sur ton, com saias e vestidos de comprimentos 3/4 e midi. Os looks sofisticados de tecidos mais estruturados eram acompanhados de scarpins e acessórios minimalistas. Com o afastamento de Meghan da família real e consequentemente o desprendimento das rígidas regras da monarquia, voltamos a ver peças mais ousadas e fashionistas nos looks da atriz.
As regras de etiqueta da realeza britânica
Como você viu, cada mulher da família real do Reino Unido tem um estilo. Mas, isso não significa que elas tenham liberdade para se vestir e se portar como quiserem em público ou em jantares, encontros com políticos e etc.
Na verdade, a realeza britânica possui um guia de etiqueta com diversas regras. Os cuidados são para garantir que todos possam sempre aparecer deslumbrantes e que, claro, não prejudiquem a reputação da família. As principais normas são as seguintes:
- nunca mostrar os dedos dos pés: isso explica por que a rainha e as duquesas estão sempre de calçados fechados;
- usar somente bases ou esmaltes claros nas unhas;
- tiara é apenas para mulheres que já são casadas: o acessório representa a entrega para o amor e a perda da inocência;
- em alguns eventos formais, é preciso usar luvas: esse cuidado evita que os membros da realeza possam se contaminar com vírus e bactérias;
- chapéus são obrigatórios para momentos formais e, também, para aparições públicas;
- em viagens, todos devem levar um look preto, pois pode acontecer de alguém da família morrer;
- as mulheres precisam estar sempre de meia-calça, ainda que seja da cor da pele;
- não é permitido roupas decotadas, muito justas, enfim, que destaquem a sensualidade.
Publicitário
Produtor de eventos
Digital influencer
Criador do portal de moda lifestyle Fashionando
Ganhador da 1ª edição do Reality “Se vira” da TV Paranaíba.