Geração de empregos no 1ª trimestre coloca Uberlândia à frente de 19 capitais

Geração de emprego no 1ª trimestre coloca Uberlândia à frente de 19 capitais
Geração de empregos no 1ª trimestre coloca Uberlândia à frente de 19 capitais
(Imagem: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)

Cidade acumula de janeiro a março saldo positivo de quase 6 mil empregos, de acordo com o Caged do Ministério da Economia; nos últimos 12 meses, posição municipal é a oitava melhor do país

Após um ano de pandemia, Uberlândia tem demonstrado um potencial de recuperação do mercado de trabalho cada vez maior. De acordo com o balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apresentado nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério da Economia, a cidade acumula um saldo positivo de 5.988 empregos gerados de janeiro a março deste ano. O desempenho para o período é o segundo melhor de Minas Gerais, o quarto do interior do país e o 13º do Brasil, com o município à frente de 19 capitais, como Vitória (ES), João Pessoa (PB) e Florianópolis (SC), dentre outras.
 
No acumulado dos últimos 12 meses, de abril de 2020 a março de 2021, Uberlândia ocupa a primeira posição no estado, a 3ª do interior do país e da região Sudeste e a oitava do Brasil, deixando para trás, com seu saldo de 8.976 empregos, 22 capitais, entre as quais está Brasília-DF.
 
“A pandemia nos trouxe um cenário particularmente desafiador, mas nos mantivemos focados no fortalecimento da cidade. Nós acreditamos muito que investir em infraestrutura tem impactos na qualidade de vida como um todo, estimulando, inclusive, a economia e a geração de empregos e renda. É lógico que estamos atrelados à realidade nacional e mundial, mas seguimos em busca de alternativas junto à população, com iniciativas que também abrangem capacitação”, avalia o prefeito Odelmo Leão.
 
Considerando apenas o mês de março, Uberlândia teve 9.681 admissões e 9.095 desligamentos. O saldo de 586 empregos foi puxado pelo setor industrial (+264), seguido por “Serviços” (+248), “Agropecuária” (+156) e “Construção” (+105).
 

Pandemia em Uberlândia

Uberlândia segue na Fase Intermediária do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas durante o Período de Pandemia pelo menos até o dia 7 de maio. Essa fase é caracterizada pela cor amarela e é a penúltima antes da normalização dos serviços sem nenhum protocolo de biossegurança voltada para combate da Covid-19. Vale lembrar que o Núcleo Estratégico deve se reunir semanalmente para fazer novas análises do número de casos de coronavírus no município para decidir se a cidade continuará progredindo, regredindo ou se permanecerá com as medidas restritivas atuais.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, Uberlândia apresentou uma desaceleração do contágio da doença no fim de março, o que pode ser resultado das medidas estabelecidas pela Fase Rígida. Os números mostraram que, na semana do dia 22 de fevereiro, a cada 100 casos suspeitos de Covid-19 examinados, 40 testavam positivos. Já na  semana do dia 29 de março, esse índice caiu para 29 casos confirmados a cada 100 investigados. Outro dado importante revelou que, entre o dia 21 de fevereiro e quinta-feira, 8 de abril, houve uma redução de 85% na demanda por transferências das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) para Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de hospitais. Também foi constatado a queda de 77% na fila de espera nas enfermarias.

Em contraponto, mesmo os dados de contágio estar desacelerando, uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Recurso em Telecomunicação revelou que o índice de isolamento social em Uberlândia é de 36,53%, ficando atrás de 72 municípios mineiros, inclusive, abaixo da média estadual que foi de 47,9%. “Desde o começo da pandemia, tentamos equilibrar as ações para salvarmos tanto a saúde quanto a economia, mas o apoio da população é primordial para que não voltemos a sofrer no futuro. Saia de casa apenas em casos de necessidade, evite aglomerações e use sempre máscara”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

Leia mais

Uberlândia permanecerá na Fase Intermediária pelo menos até o dia 7 de maio

Desabastecimento da 2ª dose da CoronaVac afeta todo o Brasil e Uberlândia altera cronograma de vacinação da semana

Justiça suspende toque de recolher em Uberlândia

Novo sistema on-line reduz em até 60% tempo de espera por emissão de alvará de construção em Uberlândia

Saiba como foi a visita do governador Romeu Zema em Uberlândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *