Funcionários do transporte público retomam atividades após 2ª paralisação do ano

Funcionários do transporte público retornam atividades após 2ª paralisação do ano
Funcionários do transporte público retornam atividades após 2ª paralisação do ano
(Imagem: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação)

Nesta segunda-feira, 12, os funcionários do transporte público de Uberlândia voltaram a paralisar as atividades, mas já retornaram normalmente nesta terça, 13. É a segunda vez que uma paralisação de ônibus é feita desde o início do ano no município. Na primeira vez, os trabalhadores reivindicaram mais segurança no ambiente de trabalho durante a pandemia de Covid-19 e o não parcelamento de salários.

A última paralisação começou no dia 5 de fevereiro e a greve foi decretada no dia 11, tendo durado até o dia 26, um pouco mais de duas semanas. No primeiro dia útil desta semana, os funcionários voltaram a parar parcialmente o funcionamento do serviço de transporte público da cidade. Trabalhadores informaram que os salários não foram pagos no 5º dia útil de abril como previsto.

De acordo com Márcio Dúlio Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sinttrurb), foi realizada uma audiência entre funcionários e a empresa que não havia feito os pagamentos. Eles chegaram no acordo de que 50% do salário e do ticket de março seriam pagos e o restante seria depositado aos trabalhadores até o fim do mês, também foi decretado que os funcionários seriam remunerados pelos dias parados. Com isso, o funcionamento dos ônibus voltaram a funcionar normalmente.

A Revista Soberana entrou em contato com a assessoria do e Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett), que informou que a audiência aconteceu na segunda-feira e na manhã desta terça foi feita a assembleia para votação dos motoristas. Por volta das 10h30, os trabalhadores aprovaram o acordo e se organizaram para voltar a atender a população normalmente.

Vale lembrar que todos os ônibus devem seguir as orientações estabelecidas pela Prefeitura de Uberlândia para conter a Covid-19 na cidade. Entre as medidas, está o acesso restrito a quantidade máxima de passageiros sentados e a disponibilização de uma frota maior de veículos para atendimento da demanda de toda população.

Saiba mais sobre o transporte público em Uberlândia

Motoristas de ônibus fazem greve em protesto ao parcelamento dos salários em Uberlândia

Motoristas de ônibus fazem paralisação após terem o salário parcelado nesta sexta, 5

Liminar determina retorno imediato do transporte coletivo de Uberlândia

Prefeitura de Uberlândia entra com ação contra greve do transporte público e pede R$38 milhões por danos morais

Veículos do transporte público são higienizados diariamente em Uberlândia

Greve do transporte público acaba e ônibus só poderão veicular com passageiros sentados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *