Neste sábado, 27, o transporte público voltou a funcionar normalmente em Uberlândia após mais de duas semanas de greve dos trabalhadores. No Diário Oficial do Município, foi publicado que os ônibus só poderiam veicular com passageiros sentados a partir de domingo, 28. O objetivo é garantir que não tenha aglomeração no interior dos veículos.
As novas medidas foram assinadas por Divonei Gonçalves dos Santos, responsável pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran). Além do acesso ser restrito a quantidade máxima de passageiros sentados, a prefeitura também designará a frota estimada para atendimento da demanda de toda população. Os trabalhadores da área da saúde terão prioridade no embarque, mas eles deverão portar sempre um documento de comprovação trabalhista para confirmar que estão à frente do combate ao coronavírus. Alguns fiscais ficarão nas plataformas para orientar os passageiros sobre as novas regras.
No artigo 1º, parágrafo 3º, da resolução Nº 001/2021 estabelecido pela Settran, a concessionária responsável pelo transporte público municipal deverá adotar as medidas necessárias para o cumprimento da determinação judicial e, em situações de risco, acionar a Polícia Militar (PM) para cumprir a decisão judicialmente. As empresas deverão divulgar as novas orientações para que todas sejam seguidas.
Em nota, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) ressaltou que segue trabalhando em busca de garantir o funcionamento adequado do serviço público de transporte coletivo para os usuários da rede. Sobre o limite de ocupação dos ônibus, eles disseram que após os assentos estarem ocupados, não será permitida a entrada de passageiros no ônibus no embarque dos Terminais, Estações ou pontos de ônibus ao longo do trajeto.
A Revista Soberana entrou em contato com a assessoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett) e empresas de transporte urbano de Uberlândia, que informou que as empresas estão se estruturando para cumprir a solicitação da prefeitura.
Saiba mais
Motoristas de ônibus fazem greve em protesto ao parcelamento dos salários em Uberlândia
Motoristas de ônibus fazem paralisação após terem o salário parcelado nesta sexta, 5
Liminar determina retorno imediato do transporte coletivo de Uberlândia
Veículos do transporte público são higienizados diariamente em Uberlândia
Pingback: Funcionários do transporte público retornam atividades após 2ª paralisação do ano | Revista Soberana