Abrasão corneana – Saiba mais sobre esse tipo de lesão na córnea

saiba mais sobre a Abrasão corneana, que são lesões na córnea
Imagem ilustrativa
dr giuliano freitas fala sobre lesões na córnea - Abrasão corneana
Dr. Giuliano Freitas é graduado pela UFU, onde é membro do corpo clínico atualmente. Ele é filiado à Sociedade Mineira de Oftalmologia, ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia e à Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (Imagem: FOCCO)

A córnea é uma estrutura transparente que fica à frente da parte colorida dos olhos. É uma área muito delicada e pode causar problemas graves, caso seja lesionada. Uma ferida que as pessoas não conhecem muito, mas pode causar bastante desconforto e dificuldades para o olhar é a abrasão corneana.

As abrasões corneanas são arranhões na córnea que costumam gerar muitas dores e aumentar a sensibilidade à luz. De acordo com o Dr. Giuliano Freitas, médico oftalmologista, vários fatores podem causar o aparecimento desse tipo de lesão. “Exposição à poeira, contato com instrumentos pontiagudos, unhas, folhas de papel, lentes de contato mal-adaptadas, entre outros”, explicou.

Para quem está com suspeita de abrasão corneana, o médico afirma que é proibido utilizar colírios de outras pessoas, ou adquiridos sem prescrição médica; manipular o olho com a ponta dos dedos, ou com cotonetes; enxaguar o olho com água corrente, ou recolocar as lentes de contato de uso habitual do paciente. “Caso esteja disponível, o enxágue com soro fisiológico estéril pode trazer algum alívio. Idealmente, o paciente deve procurar, o quanto antes, por avaliação Oftálmica”, disse o doutor.

Apesar das dores e sensibilidade causada pela lesão, o médico conta que as abrasões corneanas não geram danos permanentes aos olhos. Para melhorar, o paciente deve procurar um médico oftalmologista de imediato e começar o tratamento.

Para ficar por dentro das últimas notícias do mundo, curiosidades da área da saúde e muito mais, acesse o portal da Revista Soberana.

1 thoughts on “Abrasão corneana – Saiba mais sobre esse tipo de lesão na córnea

  1. Pingback: A importância de fazer o exame de fundo de olho | Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *