Decór e Mesa Posta

“Viver a experiência de uma refeição em família é proporcionar memórias únicas e inesquecíveis. Com minha avó, aprendi que uma bela mesa vai além de objetos numa composição.”

Sejam bem-vindos a este espaço elaborado especialmente para vocês, que assim como eu, valorizam os momentos à mesa. Aqui vou compartilhar um conteúdo especial com sugestões, produções, curiosidades, regras de etiqueta para montar a mesa e dicas de como receber com charme, enfim, tratar de diversos assuntos relacionados a esse universo maravilhoso que a decoração nos proporciona.

Preparar a mesa de forma harmoniosa, com uma bela porcelana, sousplats, taças e flores, desperta olhares e admiração de muitos. Porém, para alguns pode parecer insignificante, mas o ato de preparar o local onde dedicaremos tempo para a refeição pode ser de extrema importância. O verdadeiro significado da mesa posta não se resume à decoração ou status. É sem sombra de dúvidas uma grande demonstração de amor, atenção e carinho que constrói memórias afetivas incríveis. Imagine ser recebido com uma bela mesa posta preparada especialmente para você. Sem dúvidas será marcante! Através desta atitude o anfitrião diz: seja bem-vindo, que prazer recebê-lo na minha mesa. Isso faz com que o convidado se sinta importante. Para isso, não importa se os itens são luxuosos, ou simples, se peças são sofisticadas ou mais rústicas, a mesa posta é democrática, basta montá-la com carinho e curtir a companhia de quem se reúne ao seu redor.

Desfrutar de um momento ao lado de quem amamos ao redor da mesa, é uma prática positiva e muito saudável que deve ser adotada de forma especial. É a oportunidade de conhecer o outro, oferecer algo importante e precioso: o nosso tempo. Tempo de qualidade!

O hábito de montar uma mesa posta ganha cada vez mais adeptos. Pessoas de diferentes faixas etárias têm percebido os benefícios trazidos pelo simples ato de priorizar o momento da refeição, seja ela qual for. Para além da estética e da decoração, a mesa é lugar de relacionamento.

Viver a experiência de uma refeição em família é proporcionar memórias únicas e inesquecíveis. Com minha avó, aprendi que uma bela mesa vai além de objetos numa composição. Lembro-me que quando criança, os almoços de domingo eram sempre na casa dela. Ana Maria foi uma mulher que sempre valorizou o lar e amava casa cheia, mesa farta, família reunida. Tudo isso fez com que os laços familiares fossem fortalecidos e como herança me tornei uma pessoa que ama receber e naturalmente esse hábito tornou-se minha profissão e com meu trabalho, tenho a oportunidade de alcançar mais pessoas.

Através das redes sociais a divulgação desse estilo de vida tem influenciado muitos e aquecido o mercado de decoração. Alguns fatores contribuíram para que tal hábito se fortalecesse nos últimos anos. Em função da crise que vivenciamos devido á COVID-19, muitos preferem receber em casa ao invés de sair para uma refeição em bares e restaurantes. De certa forma, esse fator tem cooperado para que um número maior de pessoas busque dicas e sugestões de como receber em casa de forma descontraída e agradável, além de adquirir novos produtos para produzir a casa.

Na prática, você sabe como fazer a montagem da mesa de forma correta? Sabe quais itens são necessários para fazer a mesa brilhar e encantar a todos? Preparei um esquema simples para que você faça sua mesa de forma prática em um almoço ou jantar e impressionar a família e amigos.

Siga o passo a passo para preparar a mesa perfeita!

  1. Base da mesa: Escolha entre sua toalha de mesa ou jogo americano e inicie a sua montagem. Lembre-se uma toalha bem passada faz a diferença na hora da produção;
  • Sousplat e Pratos: Coloque o sousplat sobre o jogo americano ou onde quiser demarcar os lugares na toalha. Em seguida, sobre o sousplat, coloque o prato raso (principal) e em seguida o prato de sobremesa. Normalmente o prato de sobremesa é utilizado para servir as entradinhas. O pratinho de couvert (pão) fica acima do prato principal, à esquerda;
  • Talheres: Ordene seus talheres de acordo com a ordem dos pratos a serem servidos, sempre de fora para dentro. As facas do lado direito do prato com o corte voltado para dentro. Garfos do lado esquerdo do prato. Colheres ao lado direito do prato após as facas. Talheres de sobremesa ficam acima do prato, começando pela faca (cabo virado para a direita e serra voltada para o prato), garfo (cabo virado para a esquerda) e colher (cabo virado para a direita);
  • Taças: As taças devem ser colocadas do lado direito e acima do prato, de uma forma quase diagonal. Coloque as taças de água, vinho tinto e vinho branco, respectivamente. Se houver a necessidade de champanhe servido a mesa, coloque a taça entre os vinhos, atrás;
  • Guardanapo: Coloque o guardanapo do lado esquerdo ou sobre os pratos. Se não tiver uma argola bonita, faça uma dobradura e coloque um ramo de alecrim ou uma flor do campo. Além do charme, o aroma deixará a mesa ainda mais especial;
  • Decoração:  Coloque marcadores de lugares na parte superior do prato.Objetos decorativos não devem ultrapassar os 30 cm de altura (flores devem ser colocadas nas partes centrais da mesa);

Espero que tenham gostado! E se você tiver alguma dúvida ou precisar de inspiração me siga no Instagram. Lá sempre tem uma proposta que pode te auxiliar no processo de preparar sua mesa.

Mesa posta é muito mais que escolher detalhes e itens para decoração. É uma questão de afeto, carinho e, agora, também tema da coluna de Tulio Henrique na Revista Soberana.

Tulio Henrique

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *