Como será o mundo pós-pandemia?

Como será o mundo pós-pandemia?
Como será o mundo pós-pandemia?
Como será o mundo pós-pandemia?

As mudanças do mundo serão significativas pós-pandemia e podem realmente alterar o modo como trabalhamos e vivemos

Os anos de 2020 e 2021 vão entrar para a história como o ponto onde a humanidade mudou o rumo. A crise sanitária de Covid-19 não foi a primeira pela qual a humanidade já passou. No século 14, a peste negra, por exemplo, matou um terço da população da Europa. Durante o século 20, a gripe espanhola foi responsável pela perda de 100 milhões de pessoas.

Na guerra entre humanos e patógenos, os humanos nunca estiveram tão fortes e organizados. A resposta foi uma mudança imediata no trânsito de pessoas, medidas de isolamento e lockdown, e a criação de várias vacinas diferentes em tempo recorde.

Mesmo com todas as medidas, o vírus continuará circulando, assim como o vírus da gripe, sofrendo mutações e resistências diversas.

Independentemente do que diz a ciência, manter o otimismo é a chave para a felicidade. Devemos manter todos os cuidados e ter fé que muito em breve estaremos olhando para o futuro e não confinados e amedrontados com medo de novos vírus devastadores.

Muitos querem saber quais serão as principais mudanças neste novo mundo pós-covid.

Uma das dúvidas mais recorrentes dos empresários e proprietários de pequenos empresas é a respeito de como será o mundo pós-covid-19, visto as diversas mudanças que continuam a ocorrer. Para Bill Gates (fundador da Microsoft), essas mudanças serão significativas, e podem realmente alterar o modo como trabalhamos e vivemos.

Recentemente, o megabilionário Bill Gates lançou um podcast, conversando com o infectologista Anthony Fauci, enumeraram 7 tendências do mundo pós-covid-19:

  1. Reuniões remotas:

Antes da crise de Covid-19, as reuniões remotas eram menos frequentes, e podiam ser consideradas até um descaso com os clientes. No entanto, no mundo pós-covid-19, elas se tornarão parte da rotina de diversos trabalhadores, facilitando o contato com fornecedores, stakeholders e clientes em gerais.

  1. Melhorias significativas na tecnologia:

Outra tendência prevista no mundo pós-covid-19 é em relação a crescente melhorias nos softwares.

Assim como a reunião remota parecerá mais natural no futuro, Gates também prevê que as ferramentas para realizar as reuniões on-line se tornarão muito melhores do que as que usamos neste momento.

  1. Uso de escritórios compartilhados:

Com a maior parte das empresas adotando o modelo de home-office, os escritórios poderão diminuir, dado que não será tão necessário quanto antes, impactando diversas decisões, inclusive imobiliárias.

  1. Moradias em lugares diferentes

No mundo pós-covid-19, o trabalho remoto também poderá permitir mais liberdade para escolher um lugar para morar. Os centros da cidade serão menos importantes e até os designs das casas podem ser repensados.

Sem a necessidade de visitar os escritórios todos os dias, ficar em lugares caros acaba se tornando menos atraente. Uma casa maior, em uma região menor, com menos tráfego e mais tranquilo, pode acabar sendo mais atrativo.

  1. Maior socialização na comunidade e menor no trabalho:

Outra mudança no mundo pós-covid-19, também em relação ao trabalho remoto, é a maneira como trabalhamos e as pessoas com quem socializamos. Com isso, os trabalhadores irão gastar menos “energias sociais” no trabalho e mais com os entes queridos, à noite ou aos finais de semanas.

  1. Retorno gradual dos antigos hábitos:

Infelizmente, essa previsão para o mundo pós-covid-19 é menos atraente, e certamente menos animadora. Mesmo com o avanço da vacinação, as coisas não voltarão totalmente ao normal, até que o mundo inteiro consiga combater a Covid-19.

  1. O mundo estará mais preparado para a próxima pandemia:

Apesar da previsão anterior não ser animadora, esta última traz maiores esperanças para o mundo. O principal motivo de ter um impacto menos destrutivo é que teremos praticado. Teremos feito treinos de doenças e de guerra, e não seremos tão estúpidos na segunda vez.

Portanto, adote o “novo normal” para a sua vida: seja otimista e cuide bem de sua saúde.

 

Dr. Rodrigo Penha de Almeida

Cardiologista e hemodinamicista

Revista Soberana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *