Cuidados com a voz devem ser redobrados

O poder da voz
O poder da voz
Foto: Nina Ramos/Divulgação

Entenda quais os cuidados que devemos ter com a voz

Há quem acredite que cuidar da voz deva ser responsabilidade apenas de quem canta ou trabalha falando o dia todo. Ledo engano! Manter uma voz hidratada e saudável deve ser obrigação de qualquer ser humano.

Nossa voz pode sofrer alterações por diversos motivos, na maioria dos casos individuais, o que faz mal para um, às vezes pode não fazer para o outro. Por isso é necessário entender os principais cuidados que devemos ter.

A fonoaudióloga Arôania Lopes conversou com a equipe da Revista Soberana e contou detalhes e técnicas que devem ser utilizadas para manter saudável nossas cordas vocais.

Antes de entendermos os principais cuidados, é necessário saber o significado do que faz um fonoaudiólogo.

“É uma profissão que trabalha com a saúde de um modo geral, habilitando e reabilitando os sistemas do corpo. Pessoas que querem melhorar a comunicação, que estão roucas, que tem dificuldade para engolir, que fizeram cirurgia ortognática, que usam aparelho ortodôntico e precisam adequar musculatura e posicionamento língua, quem tem dores na mandíbula por causa de apertamento dental, quem não ouve bem ou sente zumbindo e tontura são as que devem procurar um atendimento especializado”, explica.

Crianças também devem procurar atendimento médico quando detectado pelos pais, atraso no desenvolvimento da linguagem podendo inclusive, apresentar síndromes que prejudiquem o sistema nervoso central. Pessoas que também apresentam gagueira, dificuldade na fala principalmente no período escolar, também devem procurar a ajuda de um profissional.

Hábitos como não gritar, realizar exercícios vocais com o intuito de fortalecer a musculatura da laringe, manter o refluxo gastroesofágico estável, hidratar a laringe são alguns dos cuidados primordiais.

Caso não tenhamos prudência, o uso incorreto da voz pode acarretar em danos severos para a saúde, com destaque para a rouquidão ou até a perda da voz.

“Quando fazemos algo que agride as pregas vocais provocamos lesões, como nódulos, pólipos, fendas, edemas e sulcos. Essas alterações é que provocam a roquidão ou perda da voz, por exemplo. Nestes casos, além do trabalho da fono é necessário também uma avaliação com um otorrinolaringologista”. 

Outro mito que permeia o assunto voz é a ingestão do whisky com a finalidade de aquece-lá. Arôania esclarece que o Whisky como toda bebida alcoólica anestesia os músculos da laringe, fazendo com que a pessoa perca a noção do esforço vocal. A prática é usada incorretamente principalmente por cantores antes de se apresentarem.

Os “Profissionais da Voz” são aqueles que utilizam a voz como ferramenta de trabalho e os que mais apresentam problemas no consultório. O grupo é composto por cantores, professores, vendedores, jornalistas, leiloeiros e pessoas que conversam muito o dia todo. Estes profissionais devem redobrar a atenção.

Aroânia ainda destaca alguns hábitos comuns da população que podem ocasionar em problemas futuros à saúde das cordas vocais, como falar muito alto e ingerir alimentos gordurosos. A profissional ainda esclarece outros mitos sobre o assunto, como beber água gelada, chupar balas, pirulitos e chicletes, ingerir bebidas muito quentes e até mesmo consumir o Whisky com o intuito de aquecer a voz, mito!

 

Jadir Júnior | Redação

Revista Soberana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *