Saiba o que é necessário para ter o visto e passaporte aprovados e os destinos mais procurados pelos brasileiros
Planejar uma viagem requer além de atenção, bastante cautela, principalmente quando o destino é para o exterior. O cuidado deve ser redobrado em países onde é obrigatório o porte do passaporte e do visto. Os documentos, são primordiais para garantir a entrada de turistas em países estrangeiros.
Antes de embarcar é importante entendermos a diferença entre visto e passaporte.
VISTO: É uma autorização ou permissão concedida por um país estrangeiro, esse termo permite que você fique no território por um determinado período.
PASSAPORTE: É o documento de apresentação indispensável para entrar, viajar e até sair de outros países. É emitido pela Polícia Federal.
Cada país possui uma forma individual para liberação do visto. Além das tradicionais taxas consulares que variam conforme cada país, o procedimento requer atenção e cautela do interessado.
O empresário Adriano Alves é proprietário de uma empresa especializada em prestar assessoria a pessoas interessadas em tirar passaporte e obter o visto. Ele reitera que não são todos os casos em que as solicitações são aprovadas.
“É necessário preencher um formulário com questões pessoais, pagar uma taxa já estabelecida e em seguida aguardar o resultado. Em média, esse processo dependendo do país dura em torno de dois meses. É importante, salientar que caso o pedido não seja aprovado, as taxas já pagas pelo cliente ao Consulado não são reembolsáveis”, diz Adriano.
Estados Unidos, Austrália, Canadá, China são os principais países que possuem brasileiros em trânsito, ou seja, em estudo, trabalho ou a lazer. Essa diferença entre estudo, trabalho e lazer deve ser informada no processo de obtenção do documento.
Alguns países não exigem o visto dos turistas. Essa modalidade é comum em países do Mercosul e em alguns da Europa, como, Chile, Argentina, Colômbia, Guiana, Paraguai, Peru, Equador e Bolívia. Nestes casos, é necessário apresentar um documento pessoal com foto, no caso a carteira de identidade ou o próprio passaporte, documentos como CNH, Carteira de Trabalho ou outro tipo de documento nacional mesmo com foto, não permite a entrada no país.
Desejo de muitos brasileiros, o processo para obter o visto para os Estados Unidos é bastante rigoroso. Além dos formulários e taxas, o solicitante ainda passa por uma entrevista no Consulado.
“A aprovação do visto para turistas que desejam ir para os Estados Unidos é informada após uma entrevista realizada no Consulado. Neste momento, é importantíssimo que o turista informe o real motivo pelo qual deseja embarcar para o país. Caso seja aprovado, o documento chega em poucos dias ao solicitante. Esse tipo de situação é muito comum para brasileiros que buscam conhecer os Estados Unidos”, informa Adriano.
O Governo Americano utiliza cinco unidades no Brasil para atendimento ao público que deseja obter o visto, as unidades funcionam em São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ, Recife-PA, e na Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília-DF.
Já para as autorizações de estudo e trabalho, os tradicionais intercâmbios, o assunto muda de figura. Adriano comenta que alguns países levam tempo para aprovar esse tipo de visto.
“O Canadá, Estados Unidos e a Austrália são países recorde na procura de estudantes que buscam migrar para esses países com o objetivo de estudar. Nestes casos, o período de autorização pode demorar um pouco mais.”
Adriano ainda reforça a importância em ter uma empresa especializada no assunto para auxiliar o cliente.
“Quando você contrata o serviço de uma empresa do segmento, você tem todo o apoio e o aval na hora de seguir com todos os processos. Além de toda a assessoria, te direcionamos para o caminho certo “, conclui Adriano.
Jadir Júnior | Redação