Fase Flexível – Uberlândia tem cinemas, boates e ensino presencial liberado
Os estabelecimentos deverão seguir normas sanitárias estipuladas pelo Município
A Prefeitura de Uberlândia publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 14, a deliberação de passar Uberlândia para a Fase Flexível do Plano Municipal de Funcionamento das Atividades Econômicas (PMFAE). A decisão foi feita pelo Núcleo Estratégico do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19.
Desde o mês de abril, Uberlândia está classificada na Fase Intermediária do Plano Municipal. Com o avanço da vacinação e a queda no número de mortes, o município liberou algumas atividades que estavam há mais de um ano e meio fechadas para o público, como cinemas e boates.
De acordo com o Diário Oficial, a nova fase entrará em vigor no próximo sábado, 16, permanecendo até o dia 22 de outubro, podendo ser estendida ou não. A deliberação foi de 100% da capacidade das atividades de ensino presenciais, sendo facultado aos pais a opção pela adesão ao ensino presencial. Os teatros e cinemas poderão funcionar todos os dias, sempre das 10h às 23h, enquanto as casas noturnas vão funcionar nas sextas-feiras e sábados, das 20h às 2h. Eventos sociais e coorporativos poderão funcionar todos os dias da semana, das 6h às 2h, assim como bares e restaurantes.
A prefeitura vai liberar ainda nesta quinta-feira, 14, uma cartilha atualizada com as novas regras de funcionamento do comércio. Mais de 240 cidades têm exigido a comprovação da vacinação para que as pessoas entrem em restaurantes e outros estabelecimentos, o que pode ser o caso também de Uberlândia. No dia 21 de setembro, vereadores protocolaram na Câmara Municipal o Projeto de Lei que exige o passaporte da vacina.
A decisão de mudar o funcionamento do comércio a partir de agora foi baseada em dados sobre a Covid-19 em Uberlândia. Um deles é que a vacinação já está bem avançada, sendo aplicada a primeira dose em adolescentes do município. Outra informação importante é sobre à taxa de transmissão, que na última medição indicou 0,68, a menor desde o início da pandemia, além da taxa de ocupação de UTIs, abaixo de 40%.