Dia dos Animais – Você sabia que os pets também podem ter câncer de mama?

Dia dos Animais - Você sabia que os animais também podem ter câncer de mama?
Dia dos Animais - Você sabia que os animais também podem ter câncer de mama?
@ganguedosvira (Imagem: Academia da Matilha)

Dia dos Animais – Você sabia que os animais também podem ter câncer de mama?

Nesta segunda-feira, 4, é celebrado o Dia dos Animais e por isso é importante lembrar que a campanha Outubro Rosa também vale para os pets

O Dia dos Animais é celebrado anualmente no dia 4 de outubro. Coincidentemente, nesse mês também temos a campanha Outubro Rosa, que conscientiza a população sobre o câncer de mama e colo de útero. Por isso, juntando as informações, para relembrar os pais de pets que os animais também podem sofrer com tumores.

Para conscientizar a população, 14 animais influenciadores da Matilha Brasil, produtora de conteúdo digital, estratégia e treinamento dedicada ao mercado pet nacional, foram convidados para participar de uma sessão fotográfica bem cor de rosa. O objetivo da galeria é alertar tutores sobre a importância à saúde do bichinho de estimação – principalmente as fêmeas, que podem desenvolver câncer de mama.

“Selecionamos 14 tutoras de cachorras para produzir conosco um ensaio lindo para  chamar a atenção e conscientizar sobre a importância, diagnóstico e tratamento do câncer de mama em fêmeas, bem como da prevenção por meio da castração”, comenta Fernanda Rabaglio, CEO da Matilha Brasil e idealizadora da Academia da Matilha.

Além das fotos, a campanha visa também um trabalho nas redes sociais. Serão publicados conteúdos sobre o assunto no instagram desses pets influenciadores para conscientização da prevenção do câncer de mama e a cada assinatura promocional da Academia da Matilha, escola de pet influenciadores, 15% do valor será revertido para a castração de animais carentes.

“Nosso objetivo é chamar a atenção de tutores para a importância do carinho na barriga das fêmeas e do diagnóstico precoce. Além de alertar que a castração é um ato de amor, pois pode evitar em até 99% dos casos de câncer de mama em cadelas e 91% em gatas”, comenta Fernanda.

Carinho na barriga do pet é uma das maneiras de fazer o diagnóstico do câncer de mama. Foi desta maneira que a veterinária da Matilha, dra. Mariana Teixeira, descobriu o câncer em sua Pastora Alemã de 6 anos, Roxie. “Estava fazendo carinho na barriga da Roxie, quando percebi um nódulo pequeno na mama, porém, imaginava ser leite empedrado, pois tinha acabado de ter uma cria. Fui acompanhando e percebi que o nódulo não diminuía e com isso apareceu mais um em outra mama”, relata a profissional sobre a descoberta do câncer.

Para o tratamento da doença o método utilizado é a  castração junto com a mastectomia da cadeia mamária afetada, sendo o primeiro uma forma também de prevenção da doença. Mariana conta que Roxie passará pela cirurgia neste mês de outubro e que deve contar a história e todo o acompanhamento no instagram da pet, @pastorcampinas.

“Embora todos os anos tenha matérias na mídia sobre o tema, a verdade é que o conteúdo é sempre muito parecido e trabalha gatilhos de medo, até pelo tema ‘Câncer’ já ser pesado por si só. Câncer de mama tem cura e nossa missão é alertar”, conclui Fernanda.

Celebre o Dia dos Animais cuidando da saúde do seu pet!

Revista Soberana

Saiba mais

Pets são bem-vindos no estande da Brasal Incorporações

Zoológico de Uberlândia é destaque no Mais Você

Mesmo com alta no número de adoções, abandono de pets em Uberlândia aumenta 50%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *