“A implementação desse modelo de pagamento instantâneo reforça a capacidade tecnológica que o país possui para acompanhar o crescimento global de novos sistemas financeiros”
Finalmente, chegou ao país a modalidade financeira que vai revolucionar a vida bancária dos brasileiros. Anunciado no início do ano pelo Banco Central, o PIX já está disponível para pessoas e empresas que possuem conta corrente, conta poupança ou conta pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pelo BC.
O novo recurso permite a realização de pagamentos e transferências via aplicativo, a qualquer hora e dia, incluindo finais de semana e feriados. Na prática, transações como TED ou DOC podem ser feitas em questão de segundos, sem depender das restrições de funcionamento dos bancos e sem limite mínimo para pagamentos ou transferências.
O recurso é gratuito para transações entre pessoas físicas, inclusive MEIs (microempreendedores individuais). Já as empresas, têm um custo de adesão bem inferior ao demais meios eletrônicos, pois há uma redução de gastos operacionais com cartão, folhas de cheque e maquininhas.
Outra vantagem para os negócios é a agilidade no processo de vendas, uma vez que o pagamento de produtos e serviços pode ser feito por QR Codes. Basta que o empresário disponibilize o código no seu ponto de vendas e que o consumidor faça a leitura do mesmo. Pronto! Transação realizada em segundos, sem demora e burocracia.
Sobre a chave PIX
Para agilizar a transação via PIX, em vez de compartilhar dados bancários e pessoais, como CPF, nome, número de conta ou agência, o usuário só precisa fornecer sua CHAVE PIX, uma espécie de código de identificação. Para fazer o registro da chave, basta acessar o aplicativo do banco onde o cliente possui conta e seguir as etapas e orientações de cadastro.
A implementação desse modelo de pagamento instantâneo reforça a capacidade tecnológica que o país possui para acompanhar o crescimento global de novos sistemas financeiros que são capazes de impulsionar o ecossistema brasileiro bancário, aumentar e elevar a competitividade do mercado e, principalmente, garantir maior segurança e agilidade para o consumidor.
Limite de valor nas transações
Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso quer dizer que você pode fazer transações a partir de R$0,01. Em geral, também não há limite máximo de valores. Entretanto, as instituições que ofertam o Pix poderão estabelecer limites máximos de valor baseados em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.
Vantagens do Pix para o sistema bancário
Uma das vantagens do PIX é que ele estará disponível 24 horas do dia, todos os dias, inclusive finais de semana. As transações serão concluídas em menos de 10 segundos.
Podemos dizer que o PIX se resume em: rápido, fácil, seguro, integrado, disponível e inovador.
Seja bem-vindo PIX!
Mariana Pena
Advogada
Diretora Executiva do Grupo Soberana