Os advogados em 2021

“Estamos conseguindo vencer todas as dificuldades advindas da pandemia, ajudando os advogados no exercício da nossa nobilitante profissão”

Na direção da Seccional mineira da Ordem dos Advogados do Brasil, mandato de 2019 a 2021, encontramos uma Entidade endividada, devendo mais de quarenta milhões de reais, o que nos impôs uma administração mais austera, como deve ser. Apesar da incompreensão de muitos, mal-acostumados a queimar irresponsavelmente as verbas da Ordem em busca de proveito próprio e de prestígio pessoal, conseguimos honrar os compromissos e colocar as contas em dia, seguindo o lema de “servir a instituição e não se servir dela”.

Em 2019, como operosas formiguinhas, colocamo-nos, silenciosamente, em árduo trabalho de reconstrução da Entidade, sem nos preocuparmos com o canto agourento de algumas barulhentas cigarras, que apostavam no fracasso da nossa administração. Não sabemos qual o segredo do sucesso, mas o do fracasso é tentar agradar todo mundo. No primeiro ano do mandato, com a graça de Deus, pudemos enfim proclamar, como na conhecida canção, que, agora, “tudo está no seu lugar!”.

Veio o ano de 2020 e com ele o que ninguém, em sã consciência, poderia imaginar, veio o vírus chinês, mudando o mundo e impondo novos costumes e novas atitudes. Muitos, imprevidentes foram à bancarrota. Mas não a OAB mineira! Por não sabermos nem o dia nem a hora, pusemo-nos atentos às recomendações bíblicas, de estarmos sempre prontos e, graças a Deus, estamos conseguindo vencer todas as dificuldades advindas da pandemia, ajudando os advogados no exercício da nossa nobilitante profissão.

 Agora, aproxima-se o Ano Novo de 2021. Como será? Em priscas eras, ensinava Sócrates, em sempre atual sabedoria: Eu só sei que nada sei”. Mas podemos dizer aos valorosos colegas Advogados que, contando com o seu indispensável apoio, estaremos sempre prontos a servi-los, colocando-os em condições de superar as dificuldades advindas da pandemia.

Vamos implantar o Programa Anuidade Zero, em que, através de fidelização com empresas, as contas que forem pagas pelos colegas reverterão em abatimento nas anuidades, cujo valor vamos ajustar à nova realidade que estamos vivendo. Implantaremos salas para audiências e julgamentos virtuais em todas as 245 Subseções da nossa OAB para enfrentamento dos novos tempos. Nossas Comissões de Defesa das Prerrogativas estarão vigilantes aos desrespeitos contra nossa Classe, tomando as providências que se fizerem necessárias. A nossa Caixa, como tem feito, com inequívoca eficiência neste mandato, continuará dando Assistência aos Advogados, cumprindo seu papel institucional.  Nossa Escola Superior de Advocacia estará, como sempre, promovendo uma série de eventos em prol do aperfeiçoamento cultural da Advocacia. Em resumo, estaremos no desempenho constante de atividades em prol da Classe, que é a nossa missão, ganhando, em troca, a satisfação do dever cumprido.

E, em novembro, quando vierem as novas eleições, esperamos o reconhecimento dos colegas, a fim de que possamos passar o bastão a verdadeiras formiguinhas dispostas ao trabalho em prol da Classe, deixando morrer no seu canto fúnebre as agourentas cigarras.   

Foto Divulgação

Raimundo Cândido Junior 

Presidente da Seccional Mineira da OAB, exercendo o 5º mandato
Professor da Universidade Fumec desde 1998
Doutor em Direito pela UFMG
Procurador Regional da República aposentado
Especialização em docência do Ensino
Defensor da Comenda August Cesar                                                                          
Cidadão Honorário de Uberlândia e de outros 37 municípios de Minas Gerais e de João Pessoa na Paraíba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *