A medicina entrou na família pelo Dr. Paulo César Naves Borges, que acabou inspirando outros membros
Quem imaginaria que há 48 anos atrás um jovem estudante de medicina inspiraria tantos membros da família a se tornaram médicos? Esse amor pela área da oftalmologia começou no coração de Dr. Paulo, que hoje é um dos mais antigos médicos da área que trabalham em Uberlândia-MG. Ele tem dois filhos, um genro e uma nora trabalhando no setor médico da cidade.
A história começou quando Dr. Paulo, com apenas 12 anos, percebeu que o pai dele estava com graves problemas nos olhos e quase perdeu a visão. O médico acredita que isso possa ter o motivado na escolha que fez em 1974, de cursar Medicina na Universidade de São Paulo (USP), em Ribeirão Preto, cidade onde conheceu a esposa, Sônia Naves.
Após 6 anos de estudos, ele fez residência e mestrado em oftalmologia, onde se especializou em doenças e cirurgias oculares. Com tanto amor pelo que escolheu, o médico está sempre atualizado com as melhores novidades da área. Ele, por exemplo, foi responsável pelo primeiro transplante de córnea de Uberlândia.
Esse amor pela medicina não parou só em Dr. Paulo, os filhos seguiram o exemplo e optaram pela medicina e se especializaram na área da oftalmologia. Quis também o destino que a filha dele, Letícia Naves, se casasse com um oftalmologista, Dr. Marcelo Menegatti. Já a Dra. Natália Almeida Naves, nora de Dr. Paulo, é médica na especialidade de oncologia.
Sobre a formação dos filhos, Guilherme e Letícia, Dr. Paulo garante que pode até ter inspirado, mas nunca exigiu ou estimulou que eles seguissem a especialidade de oftalmologia. “Meus filhos sabiam que se entrassem no ramo de oftalmologia, eu poderia alavancá-los, mas era só isso. Eu nem queria que os meus filhos se especializassem na mesma área, mas os dois quiseram e eu fiquei surpreso ao saber das escolhas”, disse o médico.
Dr. Paulo Naves começou a trabalhar no Instituto de Olhos Santa Genoveva (IOSG) em 1982, quando era uma pequena clínica composta por apenas três oftalmologistas. “Hoje, nós temos vários colegas no Instituto, inclusive, os meus filhos, Guilherme, Letícia e o meu genro Marcelo, que trabalham em diferentes setores da oftalmologia”, conta.
O Dr. Guilherme César Naves é especialista em cirurgias de catarata, retina e vítreo, enquanto a Dra. Letícia Naves trabalha na área de cirurgia plástica ocular, estrabismo e oftalmo pediatria. O genro da família, Dr. Marcelo Menegatti, é qualificado na área de catarata e retina. Todos trabalham para garantir a saúde ocular dos pacientes.
O futuro dessa família de sucesso ficará nas mãos dos netos de Dr. Paulo. Ele já tem o Enrico, de 4 anos, e os gêmeos, Benício e Geovanna, de 1 anos e 9 meses. O médico afirma que foram muitas dificuldades ao longo do caminho, mas que ele se sente feliz com as conquistas familiares e profissionais que tem. Para ele, a família é a base de tudo.
“É uma vida de trabalho, mas vale a pena! Agradeço a Deus pela família que tenho. A família precisa ser levada em primeiro lugar. Eu sempre digo para os meus filhos sobre o valor da família, ela é a base do sucesso”, finaliza o médico.